Adivinha quem voltou… Da Weasel no NOS Alive’22

É preciso recuar até 19 de Julho de 2009, data do último concerto dos Da Weasel, na altura n`O Amor é Fogo no estádio Nacional em Oeiras.

13 anos depois o colectivo de Almada regressou aos palcos, em Oeiras, desta vez no NOS Alive’22. Um regresso anunciado para 2020, mas que apenas em 2022 se efectivou pelos motivos mais que conhecidos por todos.

O último dia do festival tinha assim um já anunciado esgotado concerto da doninha. Ao contrário do que seria expectável não foi o tema “Adivinha quem voltou” a abrir o concerto mas sim “Loja (Canção do carocho)“, do álbum de 2004, “Re-Definições”.

Em palco a energia desbravava terreno, conquistando os mais sérios a entrar na ‘onda’ da doninha, que se agarrava às rimas com tiradas mais ou menos atualizadas com a situação que viviam em palco.
Uma retrospectiva de temas, de anos e de géneros musicais, foram a chave mestra deste regresso aguardado desde 2019, quanso foram anunciados para a edição de 2020. Nenhum dos seus 6 álbuns foi esquecido e muitos dos temas pretendidos pelos fãs não ficaram de fora como “A essência – Vem sentir”, “Dialectos de ternura” ou “Re-tratamento”, sem deixar de lado a sátira social em 1997 de “Todagente”.

Adivinha quem voltou” do longínquo disco de estreia de 1995, “Dou-lhe Com A Alma” não faltou à chamada bem como a rebeldia de “Tás na boa” a fechar o concerto.
Apesar da presença de Carlão no mundo da música ser uma constante, no último dia do NOS Alive’22 não era o Carlão que estava em palco mas sim Pacman na verdadeira ascenção da palavra.

Foi um concerto dos Da Weasel, uma descarga de energia em ritmo crescendo, um reviver de emoções de uma banda que marcou uma geração durante 15 anos. Uma banda que fez reavivar nas descendências dessa geração um gosto refinado pela música e pela absorção das rimas das canções da doninha, permanecendo atual, a mensagem que Carlão, o rosto mais visível da banda, e Companhia queriam transmitir desde 1995.

Alinhamento:

Loja (Canção do carocho)

A essência – Vem sentir

Força (Uma página de história)

Dúia

Interlúdio (DJ Glue)

Jay

Carrosel (Às vezes dá-me para isto)

Dialectos de ternura

Bomboca (Morde a bala)

GTA

Casa (Vem fazer de conta)

Mundos mudos

Niggaz

O puro

Outro nível

Play Video

Pedaço de arte

Re-tratamento

Bora lá fazer a p*** da revolução

Todagente

Toque-toque

Adivinha quem voltou

God Bless Johnny

Tás na boa

 

Reportagem: Sandra Pinho
Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha