“Aconteceu”… Grutera reabre ciclo de concertos no Maus Hábitos

Grutera reabriu ciclo de concertos no Maus Hábitos no Porto. Depois de 3 meses de portas fechadas devido ao COVID19, a noite de quinta feira, 4 de Junho ficou marcada com a apresentação do disco “Aconteceu” de Grutera no palco dos Maus Hábitos.

 

Já depois das 20.30h de quinta-feira passada, nos Maus Hábitos, Grutera empunhava a sua guitarra clássica enquanto se sentava para inaugurar os “Sons à Mesa“, formato de concertos intimistas, com um prato e bebida incluídos, adaptado às atuais restrições aplicadas aos espectáculos ao vivo.

 

Grutera é Guilherme Efe, outrora guitarrista numa banda de Metal.

Ele estava destinado ao feliz fatalismo de tocar a guitarra clássica que a irmã tinha para lá esquecida em casa.

Assim, sem grandes pretensões nasceu em 2013 “Palavras Gastas”.

O último álbum intitulado “Aconteceu” será lançado em Setembro deste ano. Entretanto tivemos já o privilégio, e a coragem, de ouvir o novo single “Fica entre nós” ao vivo e a cores, com todas aquelas que o som dos seus dedos lhe acrescentam.

Deu um concerto onde fez breves comentários sobre o setlist:

 

– Para mim és assim

– Perto é sempre melhor

– Lume (não mexas no arroz)

– Fica entre nós

– Ultramar nas mãos

– Em frente

 

Loop, delay, camada sobre camada… tudo pode, facilmente, inspirar uma viagem pela montanha, sem qualquer pressa para chegar ao cimo… a sensação de movimento da vida.

O que inspira o guitarrista de Nazaré é o amor – uma foto da mãe do músico foi a eleita para ser a capa do derradeiro “Aconteceu“. Falou-nos também da namorada e da vontade de estar com os amigos.

Foi a embalar-nos, agora talvez a partir do Atlántico, para afugentar o medo de sair de casa que Grutera nos apresentou paisagens cinematográficas, estórias tanto íntimas como exteriores mas sentidas todas na mesmo sítio, no peito.

 

Porque cada pedra, cada flor, cada musgo, cada paladar e cheiro no caminho contam, o concerto fechou com “Em Frente“, longe de ser uma escolha aleatória, mas sim um claro apelo à esperança.

 

“Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então as sombras ficarão para trás…” Provérbio Oriental.

 

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Reportagem: Magda Costa

Partilha