“A Vida Dura Muito Pouco” de Dinis Leal Machado estreia na Filmin

Na próxima sexta-feira, dia 28 de Maio, a Filmin Portugal celebra a música popular portuguesa com a curta documental “A Vida Dura Muito Pouco“, de Dinis Leal Machado.

 

Curta sobre José Pinhal, um cantor de Matosinhos reconhecido através das suas edições em cassete, pelos espetáculos animados no circuito dos clubes nocturnos, que se ouviu nas rádios pirata dos anos 80 e que morreu, prematuramente, em 1993. A. curta fez parte da secção IndieMusic na última edição do Indielisboa e conta com as participações de Luis Severo e Bruno de Seda.

 

Sinopse:

No virar do século, duas cassetes são encontradas num antigo estúdio. Nada se sabendo sobre o artista, a sua música é tocada em festas e difundida pela internet. Quase vinte anos mais tarde, José Pinhal, um desconhecido cantor de Matosinhos, torna-se num dos grandes mitos da música popular portuguesa.

 

A Vida Dura Muito Pouco é uma curta-metragem documental que conta a história de José Pinhal e de como a sua música se tornou um fenómeno de culto. Começa em 2000, quando Paulo Cunha Martins encontra duas cassetes e as decide reproduzir em festas de amigos, até culminar com a criação de um tributo ao artista, José Pinhal Post Mortem Experience, que atuou nas festas de S. João do Porto em frente a centenas de fãs.

 

Partilha