Marta Pereira da Costa transportou para o palco da Casa da Música no Porto, segredos que se tornam nossos quando ao vivo se lhes acrescenta aquilo que não pode ser gravado, o coração da mulher que fez da guitarra um prolongamento da sua alma, e de uma alma que se prolonga no dedilhar da guitarra
No concerto de apresentação de “Sem palavras” na noite de 11 de maio, Marta fez-se acompanhar do pianista cubano Iván Melon Lewis, com o qual gravou o disco em Madrid, e juntos apresentaram um espetáculo exclusivo, que junta os dois instrumentos numa verdadeira viagem musical “Sem Palavras” e com paragens em diferentes latitudes.
Dois universos distintos que, neste trabalho, cruzam e aproximam linguagens acompanhadas em palco pelas coreografias da Companhia de Ballet Clássico de Leiria e do Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez.
O diálogo mágico e a empatia criados com Melon Lewis ocupam-se de composições originais da guitarrista, desde da festiva “Dia de Feira”, single de apresentação e fechou o concerto na Casa da Música num encore emocionado, à melancolia de “Memórias”, “Tempo Parado” e do tema título “Sem Palavras”.
Ganham expressão as revisitações de peças notáveis do universo do fado, como o tema “Um Homem na Cidade”, de José Luís Tinoco e celebrizado pelo mestre Carlos do Carmo, “Além-Terra”, de Mário Pacheco ou “Verdes Anos”, do eterno Carlos Paredes.
Neste seguimento sonoro, apresentam-se ainda referências do universo pianístico trazidos para o vocabulário da guitarra portuguesa como foi o caso de “Tom Waits” de António Pinho Vargas” ou “Aranjuez & Spain”, momento em que Marta Pereira da Costa e Iván Melon Lewis interpretam e recriam as obras de Joaquín Rodrigo e Chick Corea que segundo os artistas se complementa.
Perante uma sala esgotada, e complementando a sua viagem sonora, Marta Pereira da Costa destacou a sua imagem centrada no vestido criado pela estilista Constança Entrudo em que espelha de forma única sonoridade da guitarra Portuguesa.
🖋 Sandra Pinho
📸 Paulo Homem de Melo