A viagem ao universo das canções de Stacey Kent na Casa da Música

A noite de 9 de maio ficou marcada pelo regresso de Stacey Kent à Casa da Música no Porto depois de em outubro de 2022 se ter apresentado acompanhada de Danilo Caymmi. Neste regresso em 2023, Stacey apresentou-se em formato trio apresentando os temas do seu mais recente disco “Songs From Other Places”, uma viagem sonora por alguns temas de fazem parte da vida da artista norte americana, e recuperando a digressão iniciada em 2021 de promoção deste trabalho discográfico.

 

Em palco, “Songs From Other Places” inicia-se em Macau ao som de “Tango in Macao”, uma tema original de Jim Tomlinson & Kazuo Ishiguro, mas rapidamente a viagem de Stacey concentra-se no Brasil e nos classicos da música Brasileira, temas que abraçam e aquecem o coração de Kent, e que lhe traz à memória o concerto de 2022 com Danilo Caymmi. Perante uma plateia bastante composta, Stacey emana uma energia única, que lhe faz já anunciar o regresso para 2024, com a segunda parte do espectáculo em parceria com Danilo Caymmi.

As canções francesas são igualmente uma das paixões de Stacey, espelhadas nos temas “Les Voyages” do canadiano Raymond Lévesque e “Ces petits Riens” de “Serge Gainsbourg”.

Acompanhada ao piano por Art Hirahara e pelo saxofonista e compositor Jim Tomlinson, que é igualmente o produtor do mais recente disco, Stacey interpretou canções de Tom Jobim, Kurt Weill & Ira Gershwin o poderoso “My Ship”, Stevie Nicks e Jim Tomlinson & Kazuo Ishiguro.

Um repertório multilingue que conciliou o jazz, a folk, a chanson française e a bossa nova, na sempre inebriante voz de Stacey Kent.

“Songs From Other Places” é um livro de memórias, com páginas carregadas de canções que nos permitem ligar a pessoas e lugares que estão fisicamente distantes, mas que vivem nos nossos corações… e ouvidos. Stacey Kent é o desfolhar de páginas que nos permite de forma única e singular, absorver essas memórias.

 

 

Reportagem: Sandra Pinho

Fotografias: Paulo Homem de Melo

 

Partilha