A Tarumba leva “Curtas de Papel, Osso e Fel” ao Teatro do Bairro

A Tarumba – Teatro de Marionetas apresenta, de 12 a 16 de fevereiro, no Teatro do Bairro, a sua mais recente criação – Curtas de Papel, Osso e Fel. Um espetáculo que se inspira no universo de Edward Gorey, Mário-Henrique Leiria ou Max Aub, mas também em Nick Cave, Elvis Presley ou Johnny Cash.

 

Luís Vieira e Rute Ribeiro, criadores e atores-manipuladores deste espetáculo, partiram do repertório de vários autores, intérpretes e compositores, tendo identificado um ponto em comum: todos incluíam murder balads (ou baladas de morte) nas suas obras. Este é um subgénero musical, cuja origem remonta à Idade Média, no atual território do Reino Unido. Neste tipo de composições, o autor narra os pormenores de um crime – quem é a vítima, por que foi morta, como foi atraída para o local do crime e de que forma este foi cometido, seguido da fuga e/ou captura do assassino. Terminam frequentemente com o assassino na prisão ou a caminho da execução e podem, por vezes, incluir o apelo para que não se copie os males cometidos.

 

Em Curtas de Papel, Osso e Fel, os dispositivos criados para contar estas histórias são panoramas em movimento, figuras de papel articuladas, imagens e sinais gráficos. Um conjunto de cabeças articuladas funciona como um coro de assassinos, inspiradas nas antigas cabeças falantes utilizadas por mágicos ou ventríloquos e em autómatos.

Partilha