A Peça (Em 4 turnos) regressa aos palcos em abril, lembrando assim o “tom revolucionário e um grupo de operários-artistas”. É desta forma que a Peripécia Teatro – companhia de Vila Real, que este ano completa 20 anos de atividade – assinala as celebrações do 25 de Abril. O espetáculo contará com três récitas: primeiro em Matosinhos, no Cineteatro Constantino Nery, nos dias 4 e 5, e depois no Centro Cultural e Recreativo de Benagouro, em Vila Real, na véspera do dia que assinala a Revolução dos Cravos.
O espetáculo, que se estreou em 2022, segue a história de quatro operários que formam um grupo de teatro amador em Vale de Saramago, um local imaginário marcado pela produção fabril e pelo catolicismo dos anos 70 e 80. Arantxa, Lurdinhas, Quim e Fonseca deparam-se com a iminente rutura do grupo após a morte do seu líder, num acidente na fábrica. A Peça (Em 4 Turnos) promove a reflexão acerca da liberdade e é uma homenagem ao esforço e coragem dos “operários-artistas”, assim como de todos os artistas amadores.
Recorde-se que o espetáculo partiu do documentário Operário Amador, produzido em 2021, com realização de Ramón De Los Santos. O projeto tem como foco a história do grupo de operários do Vale da Ave, cujo grupo de teatro amador deu origem à Associação Teatro Construção, nos anos 70. A estreia comercial do documentário está prevista para o último trimestre deste ano, em Lisboa, no Cinema City Alvalade.
O espetáculo A Peça (Em 4 Turnos) pode ser visto a 4 e 5 de abril (às 21h30), no Cineteatro Constantino Nery e a 24 de abril (às 21h00), no Centro Cultural e Recreativo de Benagouro, em Vila Real, no âmbito da iniciativa “Lua Cheia, Arte na Aldeia”.