LINA_ regressou no inicio de 2024 com “Fado Camões”, um álbum mais pessoal tendo como base a lírica de Camões, a composição de fados tradicionais e também da autoria da própria cantora, abrindo-se um novo capítulo com a produção do músico, produtor e compositor britânico Justin Adams, conhecido por trabalhos com Robert Plant, Rachid Taha, Tinariwen e Souad Massi, ou colaborações com Brian Eno ou Sinead O’ Connor.
Em quase todos os projetos onde Justin Adams se envolveu existe essa ideia de aliar tradição com modernidade, não sendo por isso surpresa a aliança com LINA_ como se pode comprovar na noite de 30 de novembro na Casa da Música.
Perante uma plateia bastante bem composta, a sala 2 foi pequena para receber a grandiosidade sonora dos fados de LINA_
Por entre construções sonoras desconstruídas, a lírica do fado de Camões adquire uma sensibilidade sonora única, aliada aos arranjos clássicos entrelaçados pela electrónica debitada metodicamente de forma equilibrada e sincronizada.
Em palco Pedro Viana e Ianina Khmelik acompanharam os poemas sonoros camonianos de forma subtil e envolvente.
Ao longo de 16 temas e do encore, que levou novamente a palco o tema “O Que Temo e o que Desejo“, o público foi brindado pela simplicidade das canções, a mestria dos arranjos e a complexidade da lírica de Camões.
Se Camões foi o ponto de partida e de chagada para este concerto, LINA_ não deixou de fora o tema “Gaivota” que fazia parte do disco de 2019 que gravou juntamente com o catalão Raül Refree, onde a obra de Amália Rodrigues surgiu de forma redimensionada.
🖋 Sandra Pinho
📸 Paulo Homem de Melo