A Metamorfose dos Pássaros de Catarina Vasconcelos estreia em Espanha

A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos – uma produção Primeira Idade com distribuição No Comboio – estreia nas salas de cinema espanholas esta sexta, 3 de Setembro, com o título La metamorfosis de los pájaros.

Em Portugal, o filme estreia no dia 7 de Outubro.

A primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos – apresentada em mais de 60 festivais internacionais, tendo sido, em 2020, o filme português com mais presenças em festivais em todo o mundo e o mais premiado, vencedor de mais de 20 prémios, entre os quais, prémio de melhor filme e prémio do público em vários países – pode ser vista a partir desta semana nas seguintes localidades espanholas: A Coruña, Aiamonte, Barcelona, Bilbau, Ferrol, Lleida, Lugo, Madrid, Majadahonda, Palma de Maiorca, Pamplona, Santander, Santiago, Saragoça, Sevilha, Valência, Valladolid, Vigo, Andorra e Sant Feliu, com distribuição da Atalante.

 

Ramiro Ledo Cordeiro, diretor da Atalante, refere “Há uma grande capacidade no facto da Catarina abrir o seu próprio mundo a ponto de conseguir tratá-lo como estranho fazendo com que os espectadores consigam apropriar-se dele. Fiquei surpreso, no primeiro momento, pela vertente em termos plásticos e de criatividade literária tão ousada e deslumbrante, e a sua capacidade de seduzir o espectador. É extraordinária a beleza deste filme mágico. Para mim, é uma grande satisfação, agora na Atalante, continuar o trabalho iniciado há sete anos na NUMAX com a estreia do filme A Vingança de uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes, para dar a conhecer o cinema português em Espanha.

Na Galiza, sempre tivemos um carinho especial pelo cinema irmão, e diria mesmo que existe uma afinidade que transcende o próprio facto cinematográfico, e que é sem dúvida ajudado pela origem comum da língua galega e portuguesa que partilhamos. Para além de construirmos uma relação de amizade e confiança com os realizadores com quem trabalhamos (a própria Rita, o Pedro Costa e agora a Catarina Vasconcelos), potenciamos este trabalho desde a criação da Atalante com a aquisição dos direitos da Cinemateca Portuguesa da obra restaurada do Paulo Rocha e do Francisca, de Manoel de Oliveira, que em 2022 chegarão às salas espanholas”.

 

Partilha