Formados em 2009, 10 anos após a morte de Mark Sandman de ataque cardíaco em pleno palco num concerto em Italia, pelos restantes elementos dos Morphine, Dana Colley, Tom Arey e Jeremy Lyons, os Vapors of Morphine abriram o último dia do Festival Vilar de Mouros, perante uma tímida assistência.
Por norma a banda de abertura ou são bandas nacionais e/ou locais mas definitivamente não foi o caso no dia 24 de agosto quando os Vapors of Morphine subiram ao palco principal do festival.
O trio veterano é composto por Dana Colley (saxofone barítono e voz), Jeremy Lyons (voz, baixo, slide bass de 2 cordas, guitarras, bouzouki elétrico) e Tom Arey (bateria).
Os Vapors of Morphine recuperam a herança da banda de Boston, Morphine – o projecto de Dana Colley e Mark Sandman. Os Morphine fomentaram a criação de uma legião de fâs fascinado com a sua sonoridade profunda. Desde a morte de Sandman em 1999, Dana Colley deu uma nova vida a algumas canções dos Morphine, lançando igualmente material novo.
Ao longo do seu set de 45 minutos, destilaram de forma sonora 10 canções incluindo uma música de Ali Farka Toure “Lasidan”, que contou com Lyons no bouzouki elétrico; e uma cover de Mark Sandman “Doreen”.
🖋 Sandra Pinho
📸 Paulo Homem de Melo