A Galáxia Itinerante da Super Bock Super Nova está de regresso…

A Super Bock Super Nova torna a saciar todo um circuito de salas de concertos espalhadas pelo país com um novo formato itinerante que cresce em número de cidades, salas e artistas que impulsionarão a música nacional na última sexta-feira dos meses de Abril, Maio e Junho.

Um total de 54 espectáculos divididos em 3 formatos que se espalham de Norte a Sul do país numa sedenta vontade de brindar aos valores emergentes do nosso panorama.

Com o objectivo de consolidar uma rede de salas por todo o país, o Circuito Super Bock Super Nova leva 3 bandas de rajada em 3 datas ao longo do trimestre. Os segredos mais bem escondidos do nosso panorama musical espalham-se por todo o país em concertos simultâneos e com a mesma sede de se fazerem mostrar. Um leque de melómanos que são parte integrante na divulgação da nova música portuguesa assumem a cabine, igualmente em simultâneo, em vários pontos do país.

 

O circuito Super Bock Super Nova tem passagem agendada pela ARCM em Faro, a 28 de Abril, pela Bang venue em Torres Vedras a 26 de maio e por último dia 30 de junho o circuito termina em Viseu no Carmo 81.

 

Expresso Transatlântico, O gajo e Peixinhos da Horta são os três projetos a marcar presença nas três datas do circuito. Paralelamente ao circuito acontecem 3 concertos em simultâneo. Na primeira jornada de concertos em simultâneo, liga-se o Minho ao Alentejo com desvio na Beira Litoral dia 28 de Abril.

É tida como uma das bandas de culto do nosso panorama, mas se os Conferência Inferno (dia 28 de abril na SHE em Évora), têm uma pegada própria no submundo da música em Portugal, também O Triunfo dos Acéfalos (concerto em aveiro no Marcado negro), para lá caminha, num curto tempo de vida que é mais do que suficiente para criar um burburinho à volta da dupla de Santo Tirso.

Do outro lado da barricada, do oceano e do idioma que troca Camões por Shakespeare, os Hause Plants trazem um dream-pop feito nos quartos de Lisboa antes de tratarem Nova Iorque por “tu” sem nunca deixar de voltar a casa pontualmente para concertos, no mínimo, frenéticos, no Café Avenida em Fafe.

 

A segunda rodada a 26 de maio é feita nas margens do Corgo, do Lis e do Douro sem nunca deixar cair a temperatura da água e muito menos a cerveja na mão. Os Travo (Texas Bar em leiria) são tidos como uma das bandas mais promissoras da cena psych-stoner europeia e têm incendiado os palcos onde passam à boleia de “Sinking Creation”, álbum de estreia do quarteto bracarense que já partilhou palco e folia com o garage dos El Señor. Estarão a rockar a 250km de distancia no Café Concerto Maus Hábitos em Vila Real, mas, por certo, com os decibéis sintonizados ao máximo para equilibrar com os poemas em formato canção de MaZela, num concerto no mítico auditório do Cinema Passos Manuel no Porto

 

E para o brinde final, dia 30 de junho, nada como uma ode ao cancioneiro popular que tem ganho novo fôlego nos últimos anos. Se a carta dos Conferência Inferno no Stereogun em Leiria é um Ás repetido e imune a qualquer trunfo, há que baralhar duas Rainhas de Copas que começam a ser um caso bastante sério no baralho da música em Portugal.

Ana Lua Caiano transporta consigo para a Oficina dos Infantes em Beja, toda a aura da Beira Baixa misturada com o seu próprio dia a dia, num constante confronto que é também conforto entre o individual e o imaginário colectivo que personifica na mescla entre o moderno e a tradição.

De igual fórmula mestiça entre o popular e o contemporâneo, Bia Maria diz-se padroeira no acto de “escreviver” e faz de cada verso um pedaço da vida que compila num diário de bordo feito de canções e dissabores, nos Maus Hábitos no Porto.

 

28 de abril

– Conferencia Inferno / SHE, Évora

– O Triunfo dos Acéfalos / Mercado Negro, Aveiro

– Hause Plants / Café Avenida, Fafe

 

26 de maio

– Travo / Texas Bar, Leiria

– MaZela / Passos Manuel, Porto

– El Señor / Café Concerto Maus Hábitos, Vila Real

 

30 de junho

– Ana Lua Caiano / Oficina dos Infantes, Beja

– Conferência Inferno / Stereogun, Leiria

– Bia Maria / Maus Hábitos, Porto

 

Aproveitando o universo dos antigos radialistas que eram realmente divulgadores de nova música, curamos um conjunto de melómanos, coleccionadores de música ou mesmo músicos que não se contentam (e bem) apenas com o palco e instrumento na mão. De Bragança até Faro, dos vinis aos CDJs, todo um conjunto de cabines à vossa mercê.

 

28 de abril

– Les Lads (SBSR.FM) / Incógnito, Lisboa

– Rui Maia / Sé La Vie, Braga

– DJ A Boy Name Sue P/ raça Caffèe, Leiria

 

26 de maio

– Victor Torpedo / Bafo de Baco, Loulé

– Les Lads (SBSR.FM) / Oub’lá, Guimarães

– Carolina Torres / JP Rock, Bragança

 

30 de junho

– Nuno Calado / Carpe Diem, Santo Tirso

– The Ema Thomas / Quebra Costas, Coimbra

– Victor Torpedo / Tendinha dos Clérigos, Porto

 

 

Partilha