A Associação Sons da Lusofonia (ASL) com direcção artística do músico Carlos Martins, programa, organiza e produz a Festa do Jazz que culmina num fim-de-semana de concertos na cidade de Lisboa. Todos os anos desde há 15, mais de uma centena de músicos das Escolas de Jazz de todo o país apresentam-se e competem pelo mais relevante prémio nacional do género: prémio Festa do Jazz, o único reconhecido pelos pares. Em todos os palcos e um pouco por todos os recantos dos locais dos concertos ouvimos as novas realidades da música improvisada que se faz entre nós. Fruímos também da música dos grandes instrumentistas que inscreveram já o seu trabalho na história do jazz em português. São dias intensos, com todas as gerações do jazz nacional, das escolas aos mais consagrados, incluindo todos os agentes culturais, vividos por um público tão fiel quanto dotado de espírito crítico. Este ano, a Festa do Jazz irá explorar diferentes palcos numa colaboração fundamental com instituições como o Conservatório Nacional de Música, o Museu Nacional de História Natural e Ciência e a Imprensa Nacional.
23 Março 2018
21h30 – Prémios RTP/ Festa do Jazz + Concerto “Três Trios”
Picadeiro – Museu de História Natural e Ciência
João Barradas Trio | Rite of Trio | Pablo Lapidusas International Trio – P.L.I.N.T
João Barradas Trio (João Barradas – acordeão e accordeão midi / André Rosinha – contrabaixo / Bruno Pedroso – bateria)
Considerado como um dos mais importantes acordeonistas do mundo na atualidade, e levando o seu instrumento para contextos em que habitualmente este não é ouvido, João Barradas revelou-se como um compositor e improvisador de capacidades fora do vulgar na área de jazz. Os seus discos “Directions” e “Home – An End As A New Beginning”, ambos editados em 2017, foram destacados pela crítica nacional e internacional, incluindo uma menção na lista dos melhores álbuns do ano 2017 pelo Downbeat Magazine.
The Rite of Trio (André Silva – guitarra / Filipe Louro – contrabaixo / Pedro Melo Alves – bateria)
The Rite of Trio (na foto) é uma colaboração musical especial entre André Silva, Filipe Louro e Pedro Melo Alves. Um trio de Jazz Jambacore que se juntou para alterar a configuração esférica do Planeta Terra. The Rite of Trio é a metáfora da vida. O seu álbum de estreia Getting All The Evil Of The Piston Collar! foi destacado pela crítica como um dos melhores álbuns nacionais de 2015 (Jazz.pt e Jazzlogical).
Pablo Lapidusas International Trio – P.L.I.N.T (Pablo Lapidusas – piano / Leo Espinosa – baixo / Marcelo Araújo – bateria)
Pablo Lapidusas International Trio – P.L.I.N.T é o primeiro projeto fora do formato solo do pianista argentino Pablo Lapidusas em colaboração com o baixista cubano Leo Espinosa e o baterista brasileiro Marcelo Araújo. O projeto em trio destacou-se no Jazzahead 2016 (Alemanha), realizando um showcase e obtendo excelentes críticas. Em 2018 o trio começa a preparar novo material para a gravação do segundo álbum – “Bora”, produzido por Joni Schwalbach e com a participação especial do Rapper brasileiro Marcelo D2.