A contaminação pelo gesto, um vírus que faz dançar…

O Teatro Municipal do Porto apresenta em estreia absoluta 3xDRILL, um dispositivo cénico que vai ocupar o palco do Grande Auditório do Teatro Rivoli nos dias 10 e 11 de dezembro, às 19h30.

3xDRILL é o terceiro projeto de Jonathan Uliel Saldanha como Artista Associado do Teatro Municipal do Porto (TMP) para as temporadas 2020/2021 e 2021/2022.

 

Desde 2020, o artista já apresentou LITHIUM FAUST, uma instalação feita no Teatro Campo Alegre, em junho deste ano, e Mercúrio Vermelho, um percurso criado em dezembro de 2020, também no Rivoli.

Para 3xDRILL, Jonathan Uliel Saldanha criou um sistema multicanal híbrido em que o corpo revela pelo gesto-dança a presença de um organismo indecifrável. Filmados em vários espaços do Porto, os três intérpretes, três “corpos-filme” – Ana Isabel Castro, Débora N’jiokou e Deeogo Oliveira – irão metamorfosear-se enquanto os observamos (em vídeo), numa série de ações que revelam as suas relações com um vetor de contaminação. Estes corpos dançam e estão em mutação porque um vírus os ocupa. Jonathan Uliel Saldanha, construtor sonoro e cénico, artista visual e músico – também conhecido como um dos fundadores dos coletivos SOOPA, HHY & The Macumbas e Fujako – investiga zonas de intercepção entre a pré-linguagem, alteridade, ficção científica, o som enquanto elemento de contágio e a tensão entre o sintético e a paisagem.

 

Antes de ser artista associado do TMP, Jonathan Uliel Saldanha apresentou no TMP obras como SØMA (Teatro Rivoli, 2019), BROKEN FIELD ATLANTIS – DRUM CORPS (FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, 2019) e O POÇO (DDD – Festival Dias da Dança, 2017).

O seu trabalho tem sido exibido em várias salas, festivais e instituições culturais nacionais e internacionais, como Palais de Tokyo (França), Unsound (Polónia), Primavera Sound e Sónar (Espanha), Culturgest ou Serralves.

 

No âmbito de 3xDRILL, decorrerá, no dia 11 de dezembro às 18h00 uma sessão de Aquecimento Paralelo com a arquiteta, coreógrafa e bailarina Ana Renata Polónia. Esta oficina desafiará os participantes a experimentar a linguagem artística que o espetáculo de Jonathan Uliel Saldanha explora.

 

Partilha