A “Aurora “ de Katty Xiomara a fechar a primeira noite do Portugal Fashion

O mote estava lançado… em Março de 2021 o Portugal Fashion é para assistir sentado… no sofá. Esta quinta feira, 18 de Março, foi com a “Aurora” e novo normal de Katty Xiomara, o terceiro e último designer a apresentar a sua colecção em formato virtual…
Longe do calor humano, apanágio das edições do Portugal Fashion ao longo dos últimos 25 anos, e dada a atual conjuntura, Katty recuperou a coleção que apresentou em finais de 2019, After Now – Depois do agora… sem o saber, fez todo o sentido, tendo sido a porta de entrada num ano que surge para o mundo como um ponto de viragem.

A importância dos momentos simples, cuidadosamente guardados nos arquivos da memória, vão assomando a superfície, acordados por um odor, um sabor ou uma música. Com este “novo normal”, as coisas simples parecem ter ganhado brilho, deixaram repentinamente de ser simples para serem especiais e ganhar um novo sentido de alerta para ver o que não se vía.

 

Esta coleção sugere um renascer, depois do agora nasce a aurora e um novo dia recomeça. Tudo germina na espiritualidade, na ironia, no desespero e na esperança, a ideia de congregar tudo o que possa representar um poder divino, uma porta para a salvação e uma janela para entender o futuro. Desde os mitos às histórias, passando pelo esoterismo e as crenças ancestrais: a aurora, a profecia dos dois sois, os santos e os anjos, os astros, a cartomancia e a quiromancia, as fases da lua, os cinco elementos – fogo que consome as impurezas e faz recuar a escuridão, a terra que dá vida e oferece estabilidade, o ar que envolve a inteligência e a criatividade, a água que nos toca por inteiro na emoção e no inconsciente e o espírito que é a ponte entre o físico e o espiritual.

Toda esta simbologia é interpretada em esboços rabiscados a caneta, como num bloco de notas, uma espécie de peditório aleatório de esperança.

Reportagem: Paulo Homem de Melo

Fotografias: Dulce Daniel (backstage) / Elisa Ferreira (Coleção)

Partilha