O Teatro Carlos Alberto (TeCA) está prestes a receber um espetáculo interpretado em dialeto napolitano. La Scortecata é uma adaptação livre, com texto e encenação da dramaturga italiana Emma Dante, de As Duas Velhas, uma das cinquenta histórias do livro O Conto dos Contos (1646), de Giambattista Basile. Carolina e Rusinella são duas irmãs quase centenárias – aqui interpretadas pelos atores Salvatore D’Onofrio e Carmine Maringola, de acordo com a tradição do teatro setecentista, em que os homens desempenhavam papéis femininos.
Para iludir o tempo, fazem-se passar pelas personagens da fábula.
Em cima de um palco vazio, encontram-se duas cadeiras que representam o interior de um rés do chão, onde as irmãs vivem. Há uma porta por onde se entra e sai da choupana e um castelo em miniatura que evoca o sonho. A trama conta a história de um rei que se apaixona pela voz de uma das duas, confundindo-a com uma jovem graças a um dedo entrevisto pelo buraco da fechadura. A partir deste momento, a peça assume-se como um jogo de ilusões entre as personagens. Hilariante e simultaneamente cruel, La Scortecata combina provérbios populares e exclamações com chistes da commedia dell’arte e diálogos shakespearianos, para abordar a melancólica realidade do tempo que passa, do envelhecimento e da solidão.
O espetáculo, legendado em português, vai estar em cena no TeCA esta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de novembro, às 19h00.