Glockenwise e MÁQUINA são as mais recentes confirmações do FEN Winter Sessions

A primeira edição do FEN Winter Sessions acontece em Fafe, num festival itinerante que vai albergar concertos nas salas do Club Fafense, a Estação Memória, o Café Avenida e o Matadouro.

Glockenwise, MÁQUINA., Techorpsen e Minão DJ set são as mais recentes confirmações, num cartaz que já contava com Dishuman, A Sul c/ Marta Fonseca e Pré-Dissolução. O evento realiza-se a 23 de novembro.

Glockenwise pode parecer um nome estranho, mas não o é no panorama musical português. A banda natural da cidade de Barcelos surge de uma ânsia existencial de fazer música, ou qualquer outra arte para o efeito. Depois de “Heat” (2015), “Plástico” (2018) e do tema “Calor” (2018), que contou com a participação de Rui Reininho, em fevereiro de 2023 os Glockenwise apresentaram o álbum “Gótico Português”. Forjados na energia inconformista do punk, sempre pontuados por uma característica melancolia que serviu de fio condutor até à identidade sonora presente neste disco, e que os tem vindo a demarcar de classificações mais evidentes. Um trabalho que é descrito como um olhar apreciativo da margem, de um Portugal a fervilhar na margem, abundante em manifestações culturais interessantes e bizarras, rico e diverso em tradições visuais e orais.

Os MÁQUINA. regressam a Fafe para mais um dos seus concertos eletrizantes. Partindo da repetição minimalista do krautrock, do EBM e do techno industrial, a banda explora as fronteiras destes géneros com força – esculpindo um som cheio de adrenalina que é tão adequado para salas escuras e suadas como para a pista de dança. Após o seu disco de estreia “DIRTY TRACKS FOR CLUBBING” (2023), a banda lançou este ano de 2024 “PRATA” um repertório musical de dança orgânica que é igualmente punk e psicadélica, tocada por uma formação de power trio de guitarra-bateria-baixo a funcionar a todo o vapor, sem um sintetizador à vista.

Com lugar cativo na primeira fila dos concertos de rock, Techorpsen promete uma viagem acelerada para fazer suar o corpo. Ritmos vários, malhas com muito gesso, exotismos orientais, o que interessa é não ficar parado. Artista plástica de raíz, parte da dupla The Ema Thomas, d’Os Overdoses e de outros projetos, desdobra-se e rebola-se nas noites do Porto sobre vários formatos e feitios. Estreia-se na cidade de Fafe na primeira edição do FEN Winter Sessions.

A primeira edição do Winter Sessions marca também a estreia de Minão enquanto DJ. O fafense promete um DJ set que é uma celebração ao ghetto tech, um género intenso que mistura techno, hip-hop e electro com bastante bass e energia.

🖋 Redação / press release

Partilha