James, Lukas Graham e The Kooks confirmados no Festival Authentica

O Festival Authentica acaba de anunciar os novos artistas que fazem parte do line up da edição deste ano e que completam o cartaz do Festival, que se realiza nos dias 6 e 7 de dezembro no Forum Braga.

No dia 6 de dezembro, no Palco Authentica, juntam-se a Luísa Sonza e Nininho Vaz Maia, Lukas Graham e Danni Gato.

Lukas Graham é um dos maiores nomes da pop europeia dos últimos anos. O seu super êxito “7 Years” leva já quase 2 biliões de streams no Spotify e mais de 1,5 biliões no Youtube, números completamente planetários e ao alcance de muito poucos. Em 2024 lançou o seu novo single, “Cheat Code” e está pronto para encantar todo o público português, no Festival Authentica. Danni Gato, um dos principais DJ’s de Afro-House em Portugal, possui um estilo musical caracterizado por uma vibe africana ligada à música eletrónica, e as suas produções são conhecidas por agitar as pistas de dança.

Ainda no dia 6 de dezembro, o Palco Urban, a juntar ao já anunciado MC Cabelinho, apresenta agora três nomes portugueses: Piruka, Domingues e DJ Allexia.

Piruka dispensa apresentações, é já há alguns anos um dos principais nomes do hip hop nacional e os seus números nas plataformas de streaming revelam bem o porquê. Agora, depois de lançar em 2023 o seu último disco, “Iluminado“, lançou na passada sexta-feira um novo single, “Panteão“, que promete ser mais um enorme sucesso. De um já consagrado passamos para um novo talento que tem dado cartas num passado recente. Domingues tem em temas como “Fica” ou “Romance de Cinema” sucessos que alcançaram números estratosféricos para a realidade portuguesa. O Forum Braga vai certamente sentir o poder das suas canções, no dia 6 de setembro. Finalizando este trio, DJ Allexia. Num mercado dominado pelo sexo masculino, Allexia chegou e marcou a sua posição para não mais sair. DJ, turntablist e beatmaker é já nome incontornável na cena urbana nacional e os seus sets que fundem o Hip Hop, RnB, Trap e DnB metem toda a gente a mexer.

No dia 7 de dezembro, o Palco Authentica tem três novas confirmações, que se juntam ao já anunciado Cian Ducrot: JamesThe Kooks e Padre Guilherme.

Os James são provavelmente a maior e mais bonita história de amor entre Portugal e uma banda internacional. A banda britânica de Tim Booth navega de casa cheia em casa cheia sempre que passa pelo nosso país e em qualquer canto do globo encontraremos alguém que sabe cantar a plenos pulmões, músicas como “Sit Down”, “Getting Away With It” ou “Laid” e o Festival Authentica certamente não será excepção. Para lhes fazer companhia os também britânicos e não menos carismáticos The Kooks. A entrada dos rapazes de Brighton no mundo da música foi avassaladora. O álbum de estreia “Inside In/Inside Out” apresentou-nos temas como “Naive”, “She Moves in Her Own Way” ou “Seaside” entre outros. Os álbuns seguintes, como “Konk”, “Junk of The Heart”  ou “Listen” mantiveram a banda na crista da onda do indie rock britânico colocando-os hoje, já como uma banda de culto e com um alinhamento em cada concerto, recheado de sucessos. O “nosso” Padre Guilherme já dispensa apresentações. O inusitado hobby do pároco natural de Guimarães tem dado frutos nos últimos anos. Depois de marcar presença em várias das melhores casas lusitanas, nunca ninguém esquecerá aquela manhã de agosto em que Padre Guilherme acordou, com a sua música, centenas de milhares de fiéis nas JMJ, em Lisboa. Já este ano, num registo completamente diferente, outro marco histórico, quando atuou no Hi Ibiza, uma das mais importantes discotecas das ilhas que são consideradas por muitos, o paraíso da música eletrónica europeia. Em Dezembro, estará em Braga, para abençoar o Festival Authentica.

No mesmo dia, no Palco Urban continua a vibrar com apresentações imperdíveis. Juntam-se a L7NNON, já anunciado anteriormente, os Chefin, LEO2745 e MASKARILHA. Chefin é um artista em ascensão no cenário do trap, com o seu maior hit “212”, que alcançou o 4º lugar na Billboard Brasil e atualmente possui mais de duzentos milhões de streams. LEO2745, nome artístico de Leandro Tavares, é um rapper português que ganhou destaque na cena musical com o tema “Moncler”, levando-o a ganhar o Prémio Revelação na sexta edição dos Prémios Play e a atuar em festivais como o MEO Sudoeste, MEO Monte Verde e Sol da Caparica. MASKARILHA, ou DJ MASKARILHA, iniciou a sua carreira como bedroom DJ em 1997, influenciado pela cultura Hip Hop, e hoje recria diversos géneros musicais com base no Hip Hop, Dance Hall, R&B, Trap, Grime, Afro, Reggae, Funk e Bass Music.

🖋 redação / press release

Partilha