50 anos do 25 de abril celebrados pela Curtas Metragens

Cinema, conversas, literatura e muita ANIMação. Os programas associados às celebrações dos 50 anos do 25 de abril que a cooperativa de produção cultural Curtas Metragens promove são variados e abrangentes, pretendendo alcançar todo o tipo de audiências.

Desde os mais novos aos mais experientes, do universo escolar às salas de cinema, esta proposta apela à participação de todos, pretendendo proporcionar a partilha e a criação de novas e marcantes memórias sobre o que significa viver em Democracia e Liberdade em Portugal.

Com a missão de representar e divulgar o cinema de curta-metragem português, a Agência da Curta Metragem apresenta o mais recente programa 25 de abril em curtas. Um conjunto de filmes que representa o antes, o durante e o pós-revolução, incluindo o olhar sobre a resistência e o fascismo, presentes em Os Salteadores, de Abi Feijó, e Menina, de Simão Cayatte, assim como as memórias e traumas da guerra colonial em Estilhaços, de José Miguel Ribeiro.

Já a Solar – Galeria de Arte Cinemática apresenta a ANIMar 19, uma exposição que, em conjunto com o projeto FILMar, propõe uma viagem visual e sensorial à fronteira entre o mar e o cinema, com filmes, sons, sessões e atividades pensadas para todos, que decorre até ao dia 8 de junho. Tendo em mente as celebrações deste meio século de democracia, a ANIMar propõe ainda um conjunto de iniciativas temáticas.

Surgem assim as Conversas de Abril, que ocuparão, no mês de maio, o espaço da Loja das Curtas, tais como as Curtas de Abril, um conjunto de sessões de cinema que fará chegar às escolas imagens e narrativas reminiscentes da ditadura, resistência e liberdade. Este programa de curtas-metragens da ANIMar para Escolas está disponível para todas as instituições de ensino que pretendam reservar uma sessão especial de cinema nas suas instalações ou nas salas do Teatro Municipal de Vila do Conde.

Para além de sessões especiais abertas ao público (Ciclo de Cinema), a Solar planeou um conjunto de sessões e oficinas (ANIMar para Escolas) especialmente destinadas ao público escolar, adaptadas às várias faixas etárias. Estas sessões e oficinas são realizadas mediante marcação e poderão acontecer no espaço da escola ou no Teatro Municipal de Vila do Conde.

As sessões de cinema incluem um conjunto de curtas-metragens, entre a ficção, a animação e o documentário, que procura evocar uma memória histórica do período da ditadura e da revolução de abril, bem como celebrar uma atitude autocrítica de resistência e liberdade.

Mais informações e programa completo em https://www.agencia.curtas.pt/noticias/show/1809

Partilha