40 Anos do álbum “Kaya” celebrados com reedição

No próximo dia 24 de agosto celebrar-se-ão os 40 anos de “Kaya”, o álbum histórico de Bob Marley & The Wailers, editado originalmente em março de 1978. Esta edição especial de aniversário conta com uma nova e vibrante mistura do álbum original levada a cabo por Stephen “Ragga” Marley, que poderá ser descoberta lado a lado à versão original do disco.

 

Gravado em Londres, o álbum, que em 1999 foi considerado pela revista Time como o Melhor Álbum do Século XX, partilha toda a alegria, espírito e ADN do material mais inovador de Marley. “Kaya” contém algumas das canções mais marcantes e intemporais de todo o cânone de Marley, incluindo “Is This Love”, “Easy Skanking” e “Sun is Shining”.

Kaya” foi originalmente lançado apenas um mês antes de Bob Marley & The Wailers terem liderado o lendário One Love Peace Concert, no Nation Stadium, em Kingston, Jamaica, a 22 de abril de 1978, um evento que contou com 16 dos maiores artistas reggae da altura. One Love Peace foi considerado o regresso triunfante de Marley à sua terra natal, depois de um período longo de exílio em Londres, tendo abandonando o seu país depois de em dezembro de 1976 ter sido alvo de uma tentativa de assassinato em Kingston.

 

O álbum foi gravado com a nova formação dos The Wailers, que contava com os irmãos Carlton e Aston “Family Man” Barrett na bateria e no baixo, Tyrone Downie nos teclados, Alvin “Seeco” Patterson na percussão, e as I Threes – Rita Marley, Marcia Griffiths e Judy Mowatt – nos coros, juntamente com o novo membro Julian (Junior) Marvin na guitarra. Duas das canções de “Kaya” já tinham sido editadas no álbum “Soul Revolution” (1971) com diferentes arranjos, nomeadamente o tema título e “Sun is Shining”. O objetivo de Stephen em misturar “Kaya 40” foi criar um equilíbrio sonoro que se baseou fortemente nas versões originais dos temas. Stephen recorreu a gravações de voz de Bob  Marley retiradas das maquetes das sessões de “Kaya” que foram gravadas a tempos diferentes, e a partir daí sincronizou as vozes com takes alternativos e acrescentou-lhes arranjos instrumentais diferentes. Stephen tentou manter a música o mais autêntica possível. Para misturar o álbum, recorreu a uma abordagem minimalista semelhante, baseando fortemente a sua versão nos conceitos analógicos clássicos desenvolvidos na década de 1970.

O legado artístico de Bob  Marley perdura para sempre e esta edição do 40.º aniversário de “Kaya” apenas reforça o quão influente ainda se mantém a música tão especial que criou.

Esta reedição de “Kaya” estará disponível em 2CD e 2LP, sendo que a versão digital resume-se à nova mistura de Stephen Marley. O álbum será ainda lançado numa edição limitada em 2LP de 180 gramas em vinil verde, disponível exclusivamente no site bobmarley.com.

Partilha