Já é conhecida a imagem que dá suporte ao Sonho, tema da 22ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua. Entre 25 e 28 de maio, Santa Maria da Feira volta a transformar-se num verdadeiro palco de experiências e é aqui que o sonho se concretiza.
Nesta edição é pelo Sonho que o festival segue… pela capacidade de levar ao espaço público expressões multiculturais, multidisciplinares e um devaneio muito próprio a que este festival já habituou os seus diferentes públicos.
Não podia ser mais assertiva a escolha temática, num ano repleto de desafios e de profundas mudanças sociais a nível mundial. Nunca foi tão necessário sonhar e esperar a concretização dos mesmos. Quando sonhamos, abraçamos um conjunto de imagens e sensações, mais ou menos realistas, que muitas vezes são a projeção dos nossos desejos, das nossas ambições e, geralmente, acontece durante o sono. Existem, no entanto, momentos em que sonhamos acordados e quando isso acontece ouvimos recorrentemente: “está com a cabeça na lua”.
A lua tem acompanhado o Imaginarius nos últimos 21 anos, durante os quais se experimentou e fantasiou o que de melhor acontece em teatro de rua a nível mundial.
É também ela, a lua, que acompanha artistas e espetadores nas ruas de paralelos, enquanto a sensibilidade de cada um vai explorando e descobrindo pormenores ou grandes planos de espetáculos, de pequenas performances ou de momentos realmente transformadores de nós próprios e da sociedade.
Pelo centro histórico da cidade vão passar artistas e companhias nacionais e internacionais, conceituados e emergentes, numa combinação que levará o público por uma viagem entre o intimista e o espetacular. O programa diversificado, desafia-o a desfrutar de espetáculos tradicionais e contemporâneos, propostas para partilhar com família e amigos.
A cidade sonha e concretiza, o público sonha em cada uma das experiências vividas, os artistas sonham e dão forma aos seus espetáculos…