2019… Vai ser o ano do LAMA

Já lá vão quase 9 anos desde que o LAMA se fundou em Faro. A estrutura, com direcção artística de João de Brito, dedica-se à criação de espectáculos teatrais e multidisciplinares originais privilegiando a itinerância nacional e fazendo desta a sua marca de trabalho. Em Fevereiro, estreia a sua nova criação Elastic no Cine-Teatro Louletano, em Loulé e no Teatro Ibérico, em Lisboa.

 

O programa do LAMA que iniciou o ano passado, este ano assenta em três linhas de trabalho; a criação de quatro novas produções que se iniciam com uma abordagem à estética grunge dos nos 90 em “Seattle“, passando pela elasticidade sinestésica de um poema em “Elastic” e pela metáfora do crescimento em “Insuflável”, terminando com o questionamento do tempo e velocidade interior de um corpo em Fit(in). Em segundo, a linha de trabalho de serviço educativo e captação de novos públicos que propõe um conjunto de actividades e oficinas aliadas ao trabalho de criação que partem da abordagem social e trabalham a familiarização dos públicos com as linguagens artísticas da companhia. Finalmente, a realização do Festival de Teatro do Algarve, que se alia ao Festival F, com a programação integral de um dos palcos durante três dias, numa linha programática direccionada para o público infanto-juvenil e público em geral.

 

LAMA nos Palcos em 2019:

Elastic, estreia dias 5 e 6 de Fevereiro no Cine-Teatro Louletano em Loulé. Em Lisboa estreará de dia 14 a 16 de Fevereiro (às 21h30 ) e dia 17 de Fevereiro (às 16h) no Teatro Ibérico. Será também apresentado no Festival Internacional de Teatro de Setúbal nos dias 23 e 24 de Agosto.

 

Insuflável, terá a sua estreia no CAPA (22 a 24 de Março) em Faro depois de um período de residência também no Centro de Artes Performativas do Algarve, passando também pelo Teatro Virgínia (4 a 5 de Maio), Teatro Nacional Dona Maria II (9 a 12 de Maio) e Teatro Mosca (14 de Setembro).

 

Seattle, depois da estreia na Associação de Músicos de Faro e no Teatro Ibérico, em Lisboa, em Maio e Junho de 2018, regressa aos palcos no FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (21 e 22 de Maio), no Porto

Fit(in)

Co-produção do Teatro São Luiz e Teatro das Figuras (Faro), estreia em Lisboa em  Outubro.

 

 

photo: Mariana C Silva

Partilha