20 Anos de IMAGINARIUS – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira

Esta quarta feira, 28 de Abril, foram apresentadas em Santa Maria da Feira, as linhas gerais bem como a programação da primeira parte da vigésima edição do IMAGINARIUS – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.

Depois de um ano em que o festival não se realizou devido à pandemia COVID19, 2021 recebe a edição comemorativa do festival em duas partes distintas. A primeira acontece já em Maio, de 27 a 30 em formato digital.

A segunda parte terá lugar no habit natural do festival, nas ruas de Santa Maria da Feira no mês de Setembro de 2021.

A celebrar 20 anos, o festival em 2021 consolida o seu posicionamento como o maior evento de artes de rua em Portugal e como festival de referência nas redes internacionais de difusão das artes de rua e circo contemporâneo. Para este posicionamento tem contribuído para o reforço da marca identitária do IMAGINARIUS – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, assumindo o festival como o primeiro local de contacto e difusão das artes de rua mais aliciantes, atuais e provocadoras.

Duas décadas de festival permitiram experiências únicas que levaram Santa Maria da Feira a moldar as suas estratégias de intervenção no território, estabelecendo uma conexão inequívoca entre a arte e o espaço público. Muito mais do que um festival, o IMAGINARIUS é hoje um ponto de convergência de territórios e culturas, quer através da cooperação e colaboração entre artistas, quer ainda, pelo público nacional e internacional que visita Santa Maria da Feira para participar neste evento.

 

Em Santa Maria da Feira, o ecossistema cultural e criativo respira a marca IMAGINARIUS, desde os equipamentos culturais aos eventos e ao espaço público do território. As criações artísticas em residência que acontecem no IMAGINARIUS Centro de Criação, fomentam a energia criativa presente no concelho, dando lugar à criação de projetos artísticos que são levados além-fronteiras, através da participação da comunidade local, nacional e internacional.

Em 2021, o IMAGINARIUS conquista um novo espaço público, de dimensão virtual, no digital. Neste âmbito, serão estabelecidas parcerias locais, nacionais e internacionais que promovam o trabalho em rede e que potenciem a difusão das criações e programação do IMAGINARIUS, através da internet, tornando o seu acesso e fruição ainda mais abrangente e plural.

 

Esta edição do IMAGINARIUS propõe como desafio a abordagem das temáticas do Mito e da Marca, procurando encerrar, desta forma, uma trilogia iniciada, em 2019, com o tema da Memória, que deveria ter continuado, em 2020, com o Mito e que culminaria agora com o tema da Marca. A programação foi desenhada para ser uma proposta de reflexão das várias perspetivas dos mitos e da sua interligação com a artes e com as sociedades.

 

Relativamente à programação, o IMAGINARIUS contará  agora em maio e no digital, os seguintes projetos:

No âmbito da Programação Principal, será apresentado um videoclipe do projeto de intervenção comunitária Sinfonia das Hortas | Orquestra Criativa, uma Criação IMAGINARIUS, bem como o projeto Get Ready | Twomuch, numa iniciativa de cooperação e parceria com a rede de festivais europeus Roundabout Europe. No IMAGINARIUS Infantil haverá a estreia absoluta do projeto Ulisses com AUÉÉÉU;

Nas Criações IMAGINARIUS  a estreia absoluta dos projetos selecionados no âmbito do apoio à Criação Local, o Urban Pantheon do Teatro Em Caixa; nas Artes Digitais, o projeto Very Very Funny com Rui Paixão, André Costa Santos e Mariana Machado.

No Mais IMAGINARIUS  , a estreia absoluta de cinco projetos totalmente pensados para a difusão no digital: A Ciegas pelos espanhois da Compañia Elelei, Risas de Papel dos Mexicanos  Circonciente, Poemas com Cheirinho de  Filipe Alexandre Santos, Dandelion or the Theory of Possible Words dos Franceses Societat Valentinas e Histórias Encaixotadas dos Brasileiros  | Varanda Teatro .

 

Relativamente à programação em espaço público e/ou equipamentos municipais, em maio, o festival, conta com a seguinte programação: A estreia absoluta de uma criação específica para o IMAGINARIUS , Subtil Prelúdio à Humanidade do Projecto Salto – Internacional Circus School  a ter lugar no Cineteatro António Lamoso.

Nas Criações IMAGINARIUS, os projetos de apoio à Criação Local, Despojos da Torre de Babel de Alexandra Couto e Paulo Pimenta (CACL2020) e O Cubo de Elisabete Sousa e Diogo Martins (CACL2021), duas instalações interativas que estarão patentes no espaço da Quinta do Castelo; na Arte Urbana, o projeto Auxílio no Perigo de Godmess, um mural pictórico que ficará no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Feira em homenagem aos cem anos desta corporação; na Arte Digital, o projeto Very Very Funn de Rui Paixão, André Costa Santos e Mariana Machado, uma curta-metragem em estreia no auditório da Biblioteca Municipal, seguida de conversa com artistas.

 

Fotografias / Reportagem: Paulo Homem de Melo

Partilha