1986… A séria escrita por Nuno Markl

A série de televisão “1986” da RTP com argumento de Nuno Markl, é uma viagem no tempo da música, da política, da moda e do amor. 1986. Ano de eleições presidenciais, as mais concorridas da democracia portuguesa. Na segunda volta das eleições, o país divide-se entre Mário Soares e Freitas do Amaral. Esquerda e direita. O duelo contamina tudo: pais, filhos, professores, o seu dia a dia e até a clássica busca de todos pelo amor.

1986”, uma série que estreia hoje pelas 21h59 na RTP1.

A convite de Nuno Markl, João Só ficou responsável pela banda sonora: “O que propus ao João Só foi que viajasse até um ano em que ele nem sequer ainda tinha nascido para criar canções que pudessem ter sido gravadas nessa altura. Felizmente, o João junta um talento gigante ao facto de ser uma enciclopédia viva de música e, para ele, não houve nenhuma montanha alta demais. Ele não só conhece toda a Música, como trabalha em qualquer estilo, sempre sem deixar de ser ele próprio. À excepção de duas canções – “Hoje Eu Vi o Mundo”, composta pelo Miguel Araújo, e “Ninguém”, pelo David Fonseca – ele escreveu letras e música para um desvario de estilos diferentes. As duas onde não participou como autor, ainda assim têm o seu dedo na produção e vozes.”

A banda sonora deste disco conta com artistas como: Ana Bacalhau, Catarina Salinas, David Fonseca, João Só, Lena D’Água, Márcia, Miguel Araújo, Tatanka, Rita Redshoes e Samuel Úria.

No dia 17 de maio, a Altice Arena recebe um painel de representantes de luxo da música nacional, que este ano dão forma ao Concerto por um Novo Futuro.

1986” com realização de Henrique Oliveira e argumento de: Nuno Markl, Filipe Homem Fonseca, Ana Markl, Joana Stichini Vilela.

Partilha