14ª Festa do Cinema Italiano presta homenagem às divas do cinema italiano

A 14ª Festa do Cinema Italiano, realiza-se de 2 a 10 de novembro, em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Culturgest), de 2 a 4 de novembro em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), de 3 a 5 de novembro, em Beja (Pax Júlia Teatro Municipal), de 4 a 7 de novembro, em Setúbal (Auditório Charlot), de 4 a 7 de novembro, em Penafiel (Cinemas Cinemax) de 4 a 10 de novembro no Porto (Cinema Trindade), de 4 a 7 de novembro, em Cascais (Cinema da Villa), 6 e 7 de novembro, em Alverca do Ribatejo (TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério), de 15 a 16 de novembro, em Aveiro (Teatro Aveirense), de 18 a 25 de novembro, em Tomar (Cine-Teatro Paraíso), de 23 a 26 de novembro, em Almada (Auditório Fernando Lopes Graça), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.

 

Uma das novidades desta edição será a presença da Festa, pela primeira vez, na Culturgest, de 6 a 10 de Novembro com filmes, debates e muito mais.

 

Este ano, a Festa do Cinema Italiano faz-se no feminino, dedicando um espaço particular às grandes atrizes e intérpretes do cinema italiano através de Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano, uma retrospetiva (secção Amarcord) em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.

A retrospetiva será constituída por um ciclo com mais de 15 filmes que parte dos tempos do cinema mudo até os nossos dias. Foram e são muitas as atrizes italianas que marcaram profundamente o cinema de hoje e que são reconhecidas e admiradas e Itália e em todo o mundo.

 

Os primeiros filmes de destaque da retrospetiva são Além do Bem e do Mal (Al di là del bene e del male), de Liliana Cavani (1977), um dos principais nomes do novo cinema italiano, com a lendária actriz Virna Lisi e que conta a história do triângulo amoroso entre o filósofo Nietzsche, a russa Lou von Salomé e o judeu alemão Paul Rée; Malizia (Malícia) realizado por Salvatore Samperi (1973), sobre uma mulher provocadora e muito sensual, uma imagem que transformou Laura Antonelli num símbolo sexual na Itália da época; e Malombra, de Carmine Gallone – um drama mudo italiano de 1917, uma adaptação do romance de 1881, Malombra, de Antonio Fogazzaro.

 

Esta retrospetiva é também uma oportunidade de descobrir ou redescobrir em sala as interpretações inesquecíveis de atrizes como Sophia Loren, Monica Vitti,  Silvana Mangano, Claudia Cardinale, Alida Valli, Anna Magnani e muitas outras.

 

A acompanhar esta retrospetiva, a 14ª Festa do Cinema Italiano apresenta a exposição fotográfica PHOTOCALL – Atrizes do Cinema Italiano, realizada em colaboração com o Museu de Cinema de Turim.

É também neste sentido que a imagem desta edição tem como ponto de partida e referência as “divas” italianas que marcaram o cinema que hoje conhecemos.

 

Para além do cinema dedicado ao elemento feminino, a 14ª Festa do Cinema Italiano assinala os 20 Anos dos confrontos da Cimeira do G8 em Génova com uma mesa redonda com vários convidados e com a projeção de filmes e documentários relacionados com a temática, nomeadamente, Diaz – Don’t Clean Up This Blood de Daniele Vicari.

 

A programação completa sairá em breve.

 

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