Zé Eduardo & Orquestra Jazz de Matosinhos encerram o Matosinhos em Jazz

O Jardim Basílio Teles, em Matosinhos, é o epicentro do Matosinhos em Jazz. A exposição patente durante todo o mês de julho apresenta versões de capas de álbuns que figuram no imaginário do jazz mundial, de Shirley Horn, Sarah Vaughan e Dinah Washington, entre outros. As reinterpretações ficam a cargo de artistas portugueses, das mais variadas áreas artísticas, como fotógrafos, designers, ilustradores e até tatuadores.

A programação do festival conta ainda com Luis Vicente Trio a 22 de julho. O trio liderado pelo trompetista e compositor Luís Vicente sobe ao coreto do Matosinhos em Jazz às 18h. A música protagonizada por este trio remete-nos para um plano espiritual, onde a simples escuta nos convida e transporta para um universo com caráter meditativo, libertador, e nesta edição, com o Jardim Basílio Teles como cenário ideal para desfrutar.

 

É neste mesmo local que Orquestra Jazz de Matosinhos abre as portas à música do contrabaixista Zé Eduardo (com o álbum “Alter-Ego”) e apresentam-se no último dia do Matosinhos em Jazz 2023. Preenchido sobretudo por temas originais onde coexistem vários cenários pelas paisagens dos anos 70 e 80 – embalados ao som de um swing, de uma bossa ou de um bolero. O concerto acontece no Matosinhos em Jazz no próximo dia 29 de Julho, encerrando assim mais uma edição do festival.

 

O cartaz encontra-se assim completo com confirmações de artistas como, Maria João e Mário Laginha (8 Julho), Jonathan Ferr (9 Julho), Yazmin Lacey (15 Julho), Kamaal Williams (16 Julho), Luís Vicente Trio (22 Julho), Amanda Whitinh (23 Julho) e Zé Eduardo & Orquestra Jazz de Matosinhos (29 Julho), todos os concertos de entrada livre, sempre às 18h no Coreto do Jardim Basílio Teles, em Matosinhos.

No mesmo jardim, e durante todo o mês de julho, fica também disponível a exposição resultante de obras criadas por artistas portugueses convidados a reinterpretar icónicas capas de álbuns de jazz. Os artistas convidados para a edição de 2023 são Ana Garcia de Mascarenhas, Dobra, Mariana Malhão, Tamara Alves, Teresa Rego.

 

Partilha