“You’ve Been On My Mind”… Novo single de Fabrizio Cammarata

Antes de apresentações no The Great Escape, Canadian Music Week e noutros palcos um pouco por toda a Europa, o compositor italiano Fabrizio Cammarata lança o seu novo single e vídeo “You’re Been On My Mind”. Além do single o cantor lança também a sua versão muito própria do clássico de Joni Mitchell, “A Case Of You”.

O contraste entre a escuridão e a luz é uma referência constante no último álbum do artista, Of Shadows, produzido por Dani Castelar (Paolo Nutini, Editores, REM) e lançado no 800A / Kartel Music Group e Haldern Pop Recordings em novembro de 2017. O video de “You Been On My Mind” aprofunda ainda mais essa dicotomia. Filmado no sótão de um palácio abandonado do século XVIII em Palermo, agora em processo de renovação, a própria história do local combina de uma forma perfeita com a música em si: uma exploração de como o passado e o presente podem coexistir, memórias que vão contornando as margens de um quadro, como se fossem silhuetas.

Realizado por Alois Previtera, o sentimento quase monocromático do vídeo reflete intencionalmente o impacto emocional de perder a pessoa com quem mais desejamos estar. Previtera elabora: “Se sentes saudades de alguém de extrema importância para ti, o mundo parece desmoronar, as cores descoloram e as memórias encontram a sua dimensão entre os sonhos e a realidade…”

A história da música conta com voltas e reviravoltas, conforme a narrativa se desenrola. “Neste filme imaginário que é Of Shadows, esta quarta canção seria o ponto de viragem, onde a história (e a personagem principal) muda de polaridade”, explica Fabrizio Cammarata. “Como na cena do crime em “Crime e Castigo”, começamos a duvidar se estamos ou não a torcer por aquela personagem.”

 

A esse respeito, “A Case of You” parece uma transição natural para “You’ve Been on My Mind”, tanto em termos de composição despojada quanto de firmeza emocional. O hino de Joni Mitchell para o amor perdido permanece atemporal, e para Cammarata, é uma música que lhe permite detalhar ainda mais os meandros da presença e da ausência; aquilo que permanece na luz e aquilo que é perdido para a escuridão.

 

Partilha