WHOSPUTO com novo single / vídeo… “Weird Thing”

Depois de lançarem o seu álbum de estreia em abril de 2020, os WHOSPUTO preparam-se para apresentar um novo trabalho. Em formato de EP,” Buffer Sketches”, traz-nos 3 canções previamente lançadas no início de 2020 que não chegaram a garantir lugar no elenco do Art of Decay, o referido longa- duração.

A estas juntam-se outras três faixas inéditas, num par perfeito que promete adicionar frescura ao repertório da banda.Desta vez o grupo assumiu as rédeas texturais do projeto, que foi produzido e misturado de forma autónoma. Samples e layers de música eletrónica misturam-se com os instrumentos acústicos, providenciando-nos um trabalho mais denso que o seu antecessor. O objetivo foi apresentar canções up-tempo e baladas que desafiassem mais o ouvinte com as suas sonoridades e balanço.

O video do single “Weird Thing” parte do imaginário introduzido pelo ilustrador Gonçalo Constanza na capa do EP “Buffer Sketches”. Tiago Martins pegou neste imaginário e retorceu-o para as 3 dimensões, para o aliasing forçado dos pixeis e para uma estética low-poly mais obscura. A iconografia do Fauno, encantador de mentes mais susceptíveis, é aqui transposta para um ambiente interactivo, que convida o espectador a tentar orientar-se num espaço Estranho, marcado pela aleatoriedade algorítmica e reactividade dos visuais ao som dos Whosputo.

Os mitos gregos são invocados através de elementos esculturais como as colunas, a lira, um alto relevo que dá relevo ao baixo e a recriação da ilustração de Constanza, sob a forma de jardim tridimensional.

A paleta de cores e a resolução limitada das formas evocam os tempos áureos da animação vectorial e seguem ordenadamente ciclos rítmicos impostos pela música.O cenário do video foi programado inteiramente como uma aplicação reactiva, em jeito de videojogo. A escolha dos planos do vídeo é fruto de navegações dentro deste jardim artificial. É retratada apenas uma percepção possível do espaço Estranho, ficando a restante infinidade de ângulos, formas e perspectivas em aberto para a imaginação completar

Partilha