Triste in English from Spanish… de Sónia Baptista

Encarar a tristeza para viver melhor, a tristeza como alavanca para a saúde, o uso da tristeza para um mundo melhor, a tristeza como ferramenta de intervenção e como algo transformador, o direito à tristeza como algo positivo e necessário.

 

Estas são algumas ideias que estão na base do ciclo que acontece de 16 a 19 de janeiro na Culturgest, que parte do espectáculo Triste in English from Spanish, de Sónia Baptista (16 – 19 janeiro).

Dele farão parte quatro apresentações do espectáculo no Grande Auditório e, no Pequeno Auditório, e as conferências A vida tal como ela é: o direito à tristeza (16 janeiro), com Ana Cardoso Oliveira (psicóloga clínica/Psicólogos Associados), Ana Empis (psicóloga e psicoterapeuta) Miguel Silveira (biólogo) e Sónia Baptista (coreógrafa, performer, escritora) e Ecofeminismo, com a antropóloga, educadora social e engenheira técnica agrícola Yayo Herrero (18 janeiro).

 

Sónia Baptista começou a criar Triste in English from Spanish a partir da sua própria tristeza para enfrentar a tristeza das profundas relações entre a opressão das mulheres, a exploração do planeta e a manutenção de clivagens raciais e sociais. Um exercício que parte da tristeza pessoal, para tocar a tristeza do mundo em geral, para dar a volta perfeita e tentar enfrentar o particular de novo.

Em palco, sete mulheres (as cocriadoras Ana Libório, Carolina Campos, Cleo Tavares, Joana Levi, Márcia Lança e Paula Sá Nogueira) a tentar deslindar e interpretar os aspectos da tristeza, da melancolia e da depressão através de explorações plásticas, físicas, metafóricas, filosóficas e pop. Em suma, a dar o peito à tristeza como ferramenta de intervenção entendida por Sónia Baptista.

Novamente em cena na Culturgest, depois da estreia em novembro de 2017, nesta revisitação ao espectáculo que é teatro e dança em diálogo com várias outras artes – e que não é, de todo triste, pelo contrário – voltam a convocar-se as raízes ecofeministas, eco-queer e holístico-filosóficas de Sónia Baptista.

Partilha