TNSJ celebra Dia Mundial da Música com concerto revelação…

No dia 1 de outubro, o Teatro Nacional São João (TNSJ) celebra o Dia Mundial da Música com a estreia de uma produção da Casa que junta fado e poesia. Em fio breve o coração estreia-se no Mosteiro de São Bento da Vitória e conta com direção musical de Miguel Amaral e direção cénica de Nuno Carinhas. A voz é de Miguel Xavier, um jovem reconhecido entre os pares como um dos nomes da nova geração que vingarão no território do fado e que já conta, apesar da idade, com um percurso premiado: venceu o Concurso de Fado de Lordelo do Ouro e tem atuado em prestigiados festivais de fado.

 

Miguel Xavier incorpora nas palavras que canta (de poetas populares, Manuela de Freitas ou Alexandre O’Neill) uma postura particular, que tanto preserva a essência do fado (fidelidade à formação básica de voz, guitarra portuguesa, viola e contrabaixo) e o legado fadista que o formou (Alfredo Marceneiro, Manuel de Almeida, Fernando Farinha), como remete para as modernas pesquisas autorais (fados de Mário Laginha, Luís Figueiredo, André Teixeira, Filipe Teixeira e do guitarrista Miguel Amaral).

 

O espetáculo assinala o lançamento do disco de estreia do jovem fadista, que vai estar disponível nas lojas a partir de dia 2 de novembro. Nesta produção do TNSJ, Miguel Xavier estará acompanhado em palco por Miguel Amaral – produtor do disco e nome incontornável da guitarra portuguesa que já participou em espetáculos do TNSJ, como Sombras, de Ricardo Pais –, André Teixeira (viola) e Filipe Teixeira (contrabaixo).

Partilha