Theatro Circo desvenda programa artístico para Setembro e Outubro

Depois de um dos verões mais vividos na casa mãe da cultura de Braga, o Theatro Circo regressa em setembro com um dos programas artísticos mais aliciantes do panorama nacional. Não é novidade que o Theatro Circo apresenta habitualmente uma programação arrojada e diversa para todos os públicos, mas o arranque de setembro e outubro elevam a oferta cultural da cidade para um panorama nacional, prometendo atrair público de todos os cantos do país. Este Circo está imparável.

A aposta internacional dos próximos dois meses recai para uma mão cheia de artistas. No dia 4 de outubro, o quarteto de Bristol Get The Blessing, formado pelos músicos Clive Dreamer (Portishead/Radiohead); Jack McMurchie (Portishead), Pete Judge (three can whale) e Jim Barr (Portishead/Peter Gabriel), conta com uma legião de fãs a nível internacional após 17 anos de atividade e chegam a Braga para apresentar o mais recente disco “Bristopia”. Foram vencedores em 2008 do BBC Jazz Awards com o álbum All is Yes.

A Britânica Nessi Gomes, de origem portuguesa, traz a América Central no novo trabalho “Diamonds & demons”, que demorou três anos a produzir com a ajuda de Duncan Bridgeman, disco que a levou a mais de 20 países. Braga recebe-a no dia 6 de outubro.

 

Lisa Morgenstern, pianista cantora e compositora com raízes búlgaras e alemãs, estreia-se em Portugal no próximo dia 12 de outubro com o álbum “Chameleon”. Dotada de uma voz doce e composições ao piano entre o clássico e a eletrónica, Lisa deixa qualquer público a flutuar entre este e outro mundo (o seu).

Damien Jurado é já um dinossauro do mundo da música independente americana. Com mais de vinte anos de carreira, chega ao Theatro Circo para apresentar “The Horizon Just Laughed” no dia 24 de outubro.

O quarteto de São Francisco Kronos Quartet acabam de ser anunciados como WOMEX Artist Award de 2018, consagração obtida em anos anteriores por nomes como a portuguesa Mariza ou a artista do Mali Oumou Sangaré. Um dos grupos mais conceituados de sempre, passaram pelas maiores salas do mundo e chegam a Braga no dia 30 de outubro para um dos concertos do ano.

 

No que toca a música nacional a fadista Ana Moura estará em dose dupla nos dias 21 e 22 de setembro, datas praticamente esgotadas, enquanto a fadista bracarense Cati Freitas apresenta-se no dia 27 de setembro para apresentar “Meu Amor”, e no dia 6 de outubro, o Theatro Circo recebe pela primeira vez Tiago Nacarato, cantautor português com raízes brasileiras, conhecido por ser uma das vozes da Orquestra Bamba Social.

 

Coração Cinéfilo é um cine-concerto, que contará com a Orquestra Filarmónica de Braga para interpretar algumas das bandas sonoras mais conhecidas da história do cinema (A Lista de Schindler, Gladiador, Indiana Jones, O Último dos Moicanos, Guerras das Estrelas, entre outros). A imagem estará por conta de João Sá, cérebro da produtora NEVA Films. Uma estreia em absoluto no dia 14 de setembro.

 

O Deus Da Carnificina da autoria de Yasmina Reza e com encenação de Diogo Infante, estará em cena no dia 29 de setembro, comédia que retrata o desenrolar de dois casais adultos na tentativa de tentar encontrar uma solução ao incidente protagonizado entre os seus filhos.

 

Setembro e outubro são os meses que o Theatro Circo acarinha 3 festivais, que nas suas diferentes variações, são cruciais na proliferação das suas variantes artísticas promovendo a diversidade e o contacto com diferentes públicos: Braga Music Week, que este ano conta com as atuações portuguesas de Gonçalo e Equations no dia 28 de setembro, e no dia 1 de outubro chegam os Killimanjaro e os Stone Dead para celebrar os 40 anos do movimento Punk, iniciativa comemorada e promovida no final de 2017 pela Antena 3 e pela Lovers & Lollypops; também o Nova Arcada Braga Blues apresenta Boo Boo Davis, no dia 18 de outubro, e Doug Macleod + Ida Band & The Blue Tears no dia 19 de outubro; para terminar outubro em beleza o célebre Semibreve (26 a 28 de outubro) que traz a Braga nomes como William Basinski, Jlin ou Grouper, entre outros.

Partilha