Susana China apresenta disco que “lança a cantora para a primeira divisão das cantoras jazz nacionais”

Susana China, cantora e compositora, vai apresentar o seu primeiro álbum, “Trapézio“, que surge da vontade de partilhar composições e criações que ao longo do tempo foi escrevendo e guardando. O fio condutor deste trabalho revela-se na história de cada tema, em que cada um encerra outras histórias que a complementam, ora com palavras, ora com sons ou com vocábulos que não precisam de palavras para se fazerem viver.

Com formação em Jazz, música improvisada e Bossa Nova, Susana China promove naturalmente neste primeiro trabalho a passagem por estas sonoridades, que constroem e incorporam a sua própria linguagem. Contudo, e porque a realidade da tradição portuguesa do fado e da melancolia não lhe são alheias, fragmentos da carga emotiva de alguns dos textos estão ligados a essa estética musical, promovendo uma interação de linguagens aparentemente opostas, mas com tantas subtilezas e simetrias em comum.

Trapézio” assume a utilização da voz como qualquer outro instrumento, nas melodias com e sem palavras, em solos e na duplicação de melodias com outros instrumentos. Tal como o nome deste projecto indica, esta voz “viaja num arame” e partilha com uma rede de instrumentistas a realidade de criar, compartilhar e usufruir da música sem rótulos nem limites impostos

23 Março – Pavilhão Centro de Portugal, Coimbra

26 Maio – Teatro do Bairro, Lisboa

Partilha