SundanceTV Estreia… Especial Vinil – Glam Magazine

SundanceTV Estreia… Especial Vinil

Durante todas as sextas-feiras de fevereiro, o SundanceTV propõe o ‘Especial Vinil’, uma viagem pelas bandas de música mais famosas de todos os tempos, para ver em oito documentários fascinantes, com exibição partir de 2 de fevereiro, pelas 21h30. UB40, Nick Cave, AC/DC, Robert Rodriguez, 10cc, I Like Trains e The Jam são os músicos eleitos que o SundanceTV vai dar a conhecer, em documentários duplos, nos serões de sexta-feira.

O especial arranca já hoje,  2 de fevereiro, pelas 21h30, com a estreia exclusiva de “I´m Not in Love: The Story of 10cc”, um trabalho sobre a banda rock inglesa, fundada em 1972, composta por Graham Gouldman, Eric Stewart, Kevin Godley, e Lol Creme que conquistou diversos sucessos na década de 70, como “Donna” que atingiu o Top 10, em Inglaterra. O primeiro LP do grupo como 10CC chegou às lojas em 1973, totalmente aclamado pela crítica e apontando os elementos da banda como revelação do ano. Em Junho de 1974, lançam “Sheet Music” e é no início de 1975 que chega a consagração com “The Original Soundtrack” impulsionado pelo single “I’m Not In Love”, primeiríssimo lugar nos hit parades.

De seguida, o canal exibe “À Procura de Sugar Man”, um documentário realizado por Malik Bendjelloul, vencedor do Prémio do Público e do Prémio Especial do Júri no Festival Sundance, bem como do Óscar de Melhor Documentário em 2012. Baseado na esperança, na inspiração e no poder de repercussão da música, conta a história de Rodriguez, o maior ícone de rock dos anos 70 que nunca o chegou a ser. Momentaneamente aclamado como o melhor cantor e compositor da sua geração, Rodriguez caiu no esquecimento e renasce das cinzas num contexto completamente diferente, a um continente de distância.

Na sexta-feira seguinte, a 9 de fevereiro, pelas 21h30, chega a estreia exclusiva de “A Divorce Before Marriage: A Film About a Band in The Middle”, sobre a banda rock I Like Trains, um fenómeno na indústria musical, seguindo-se o documentário  “The Jam: about the Young Idea”, uma visão retrospectiva de The Jam, contada através de imagens de arquivo, entrevistas com membros da banda e comentários de admiradores.

A 16 de fevereiro, pelas 21h30, a famosa banda UB40 é a protagonista do documentário “Promises & Lies: The Story of UB40”. Segue-se a primeira parte do documentário “Blood and Thunder: The Sound of Alberts”, uma viagem pela música dos anos 60 e 70.

O especial encerra a 23 de fevereiro com a estreia exclusiva de “Nick Cave: One More Time with Feeling”, um trabalho que documenta o processo de produção final do álbum “Skeleton Tree”, que surge na sequência da morte do filho de Nick Cave, Arthur. O filme inclui 35 minutos de Nick Cave e os Bad Seeds a trabalhar no Air Studios, em Londres, em 2016. De seguida, os fãs de música vão poder assistir à segunda parte do documentário “Blood and Thunder: The Sound of Alberts” que encerra este bloco de programação especial.

Partilha