Stormzy lança o seu terceiro álbum… “This Is What I Mean”

No lançamento do seu terceiro álbum, já disponível nas plataformas digitais, Stormzy destaca-se não apenas como um dos rappers mais talentosos da Grã-Bretanha, mas um dos seus músicos mais talentosos de qualquer género e um ícone cultural. Através do seu novo disco, ele dá-nos um clássico moderno inegável, condensando sem esforço estilos e géneros díspares em música que aborda de maneira emocionante qualquer lacuna entre o tratado moderno urgente, soul e hip-hop.

Um salto ousado, bravo e corajoso em relação aos seus dois discos anteriores, aclamados pela crítica, “Gang Signs & Prayer” e “Heavy Is The Head”, esta não é música simplesmente para as tabelas pop, mas sim uma carta de amor íntima que mostra temas intensamente pessoais e líricos que expõem as vulnerabilidades, arrependimentos, fragilidades, cura, alegrias e triunfos de uma maneira e de uma forma que reformula a noção do que os artistas de rap tradicionalmente podem fazer e ser.

 

A confiança que impulsionou o álbum veio de um lugar mais profundo e muito mais espiritual do que vimos de Stormzy anteriormente. Por todo o sucesso e prémios que acumulou durante a sua breve e meteórica carreira, o confinamento que se seguiu à pandemia da coronavírus deu-lhe algo que lhe faltava há muito: tempo. Stormzy aproveitou esse período ao máximo.

Grande parte da energia criativa que moldou o álbum emergiu de um acampamento de música de Stormzy em Osea Island – uma ilha remota no estuário de Essex que só é acessível através de uma Calçada Romana que se percorre durante quatro horas por dia na maré baixa. Rodeados de produtores e músicos de ponta (que serão revelados no devido tempo), todas as manhãs Stormzy e a sua equipa comiam e rezavam juntos e depois passavam o resto do tempo a trabalhar a partir dos talentos criativos de cada um.

O resultado líquido é que, embora “This Is What I Mean” soe muito como Stormzy, soa como nenhum álbum do Stormzy que já tenhamos ouvido antes.

Partilha