“Sing Something For Us Now” é o tema de avanço do novo disco dos Cave Story

“Art is for anyone, it’s just not for everyone”.

A frase é de Jerry Saltz, crítico de arte do New York Times, mas parece condensar a mensagem do single que marca o regresso dos Cave Story.

E é de arte quando falamos de “Sing Something For Us Now”, a sólida introdução ao terceiro álbum da banda das Caldas da Rainha – “Wide Wall, Tree Tall”, cuja edição está marcada para Março. Nela, Gonçalo Formiga, Bia Diniz, Ricardo Mendes e Zé Maldito fazem-se personagens da sua própria história e levam-nos numa viagem pela vertigem quotidiana de quem é e quer vingar enquanto artista. Para isso, armam-se do mais refinado humor, de guitarras enérgicas na conta certa, de teclados que não os deixam – nem nos deixam – desistir e, claro, do tom satírico que já lhes reconhecemos.

No novo vídeo, com realização e edição de Zé Maldito, as letras são desenhadas a Bic Cristal. Mas “Sing Something For Us Now” não é escrita normal. É sim uma declaração ousada onde a expressão das pequenas frustrações, desilusões, expectativas e preconceitos em relação a uma carreira nas artes está ombro a ombro com a celebração da paixão e desejo de criar, apesar de todos os reveses.

Se no disco de estreia “West” (2016) colocaram em dialética as linguagens do rock e da pop num equilíbrio minucioso e em “Punk Academics” (2018) empunharam a cartilha que dá nome ao álbum, em 2023, os Cave Story estão definitivamente apostados em explorar os termos pelos quais definem a sua identidade artística.

Fazem-no dizendo: “cantem connosco, juntem-se às guitarras, abanem a cabeça ligeiramente para a frente e para os lados, sintam-se em casa.”

 

Photo: Martim Teixeira

Partilha