Em homenagem à vida e ao legado de Freddie Mercury e dos Queen, e celebrando o biopic que em breve chegará às salas de cinema “Bohemian Rhapsody”, o músico e cantautor canadiano lusodescendente Shawn Mendes lançou uma versão acústica do single “Under Pressure”.
A canção, que foi produzida por Teddy Geiger, e que inclui a sua participação, é a primeira de uma série de versões em apoio ao Mercury Phoenix Trust (MPT). A interpretação emotiva de Mendes e Geiger presta homenagem não só aos Queen, mas ao trabalho que continuam a fazer em nome de Mercury através da MPT – lutando contra a Sida em todo o mundo. Mendes, o Universal Music Group e os Queen vão doar as receitas do tema para o MPT. O MPT é uma organização fundada em 1992 por Brian May, Roger Taylor e Jim Beach para apoiar a luta global contra o HIV/Sida.
Entretanto, a 19 de Outubro chega às lojas a banda sonora do filme “Bohemian Rhapsody”, sobre a vida de Freddie Mercury, que revela várias novidades e surpresas.
Serão lançados pela primeira vez os temas áudio da atuação lendária dos Queen no Live Aid: “Bohemian Rhapsody”, “Radio Ga Ga”, “Hammer To Fall” e “We Are the Champions”. O álbum inclui outros temas ao vivo raros, novas versões de temas favoritos, e várias gravações de estúdio escolhidas pela banda.
As 22 canções da banda sonora foram produzidas por Brian May e Roger Taylor, e foram coproduzidas pelos colaboradores de estúdio de longa data dos Queen, Justin Shirley-Smith, Kris Fredriksson e Joshua J Macrae, tendo a masterização ficado a cargo de Adam Ayan e Bob Ludwig.
Os cinco temas que fizeram parte da atuação de 21 minutos dos Queen no Live Aid a 13 de julho de 1985 nunca foram editadas em formato áudio até hoje. Apenas fizeram parte de extra da edição em DVD e Blu-ray de “Queen Rock Montreal”.
Entre as canções presentes na banda sonora estão: a gravação ao vivo de um concerto de Paris em 1979 de “Fat Bottomed Girls”, nunca lançada até hoje; “Now I’m Here” gravada na Noite de Natal de 1975 no Hammersmith Odeon, em 1975; e o dueto entre Freddie e Brian em “Love of My Life” no Rock in Rio, em Janeiro de 1985. Até à data, este tema apenas estava disponível através dos lançamentos em vídeo desta atuação.
Para as gravações de estúdio presentes na banda sonora, os Queen tiveram a possibilidade de trabalhar com as versões remasterizadas por Bob Ludwig de 2011, consideradas as versões definitivas.
Existem ainda outros 3 temas que serão uma novidade para os fãs dos Queen. “We Will Rock You” começa com a versão de estúdio e acaba por de “transformar” numa versão ao vivo com a participação do público. Isto foi criado especialmente para o filme. “Don’t Stop Me Now” conta com novas partes de guitarra gravadas por Brian e está muito mais próxima da versão que a banda toca ao vivo hoje em dia.
“Doing All Right” foi gravada originalmente pelos Smile, a banda que antecedeu os Queen, com Brian, Roger e o vocalista Tim Staffel. Quando Tim abandonou o grupo, Roger e Brian juntaram-se a Freddie e formaram os Queen. A versão de Freddie da canção fez parte do primeiro álbum dos Queen. Para recriar a versão original dos Smile, Brian e Roger reuniram-se com Staffell nos Abbey Road Studios e regravaram a canção para a banda sonora de “Bohemian Rhapsody”, quase 50 anos depois da gravação original dos Smile.
O filme e a banda sonora original de “Bohemian Rhapsody” vão mostrar os Queen a uma nova geração de ouvintes, recordando os antigos fãs do quão extraordinária foi esta banda no seu pico de carreira. Os Queen mantêm-se performers espectaculares, tanto ao vivo como em estúdio, e as suas canções sobreviveram e bem à prova do tempo. Quase 50 anos depois de se terem juntado, os Queen continuam a ser uma das bandas mais queridas na história do rock.