Rubén Sabbadini no “Noite Fora” no Teatro Viriato

O ator, encenador e dramaturgo argentino Rubén Sabbadini é o convidado da próxima edição de “Noite Fora: Leitura e Conversas sobre Teatro” que o Teatro Viriato e a encenadora Sónia Barbosa promovem no dia 3 de novembro, quarta-feira, às 21h00. “Um fêmeo”, obra vencedora do prémio do Teatro Nacional Cervantes de Buenos Aires/2020, será o texto dramatúrgico em destaque nesta sessão.

 

Escrito pelo próprio Rubén Sabbadini, “Um fêmeo” é um texto que aborda um cenário em que as ruas se enchem de grandes plantações, os edifícios cobrem-se de trepadeiras, pelas janelas das casas entram com vigor os ramos e frutos das árvores. A vida começa a decorrer com lentidão, a comida cresce de forma gratuita nas ruas, a cidade é sitiada pela natureza. No entanto, as pessoas não conseguem pôr-se de acordo sobre quem, ou o quê, perpetrou semelhante ato.

 

O projeto “Noite Fora” é um momento de leitura de textos teatrais, partilhado entre os artistas que os propõem e o público participante. Um momento para conhecer textos e autores, mas também para conhecer a relação que o artista tem com eles. Um momento para escutar palavras, imaginar universos e discutir possibilidades. Num ambiente informal e acolhedor onde se privilegia a fruição, o pensamento e a partilha de ideias, envolvendo todos os participantes.

 

“O que nos parece mais interessante neste formato é a possibilidade de novos encontros, de descoberta e de renovação. O artista convidado tem toda a liberdade para escolher o texto que pretende partilhar e também o dispositivo cénico para a leitura encenada, dentro da simplicidade e do pouco tempo disponível que temos em cada encontro. E essa contínua abertura a novas propostas, novas soluções, é uma das coisas mais interessantes neste projeto”, explica Sónia Barbosa.

 

Além da participação de Rubén Sabbadini como artista convidado, a interpretação ficará a cargo de Ana Vargas, António Barbosa e Rafael Lopes

Partilha