Rodrigo Leão apresenta “Cinema Revisitado” ao vivo nos Coliseus

Em 2004, era editado o álbum “Cinema”. Vinte anos depois, Rodrigo Leão revisita o repertório de um dos seus trabalhos mais icónicos em duas apresentações únicas em Portugal, dia 27 de junho no Coliseu Porto e 28 de junho no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

O músico e compositor Rodrigo Leão é hoje um dos mais celebrados nomes da nossa modernidade musical tendo alcançado justificada notoriedade internacional graças aos seus trabalhos originais e às diferentes bandas sonoras que assinou para êxitos de bilheteira globais, como “O Mordomo” de Lee Daniels ou “A Gaiola Dourada” de Ruben Alves. Mas pode dizer-se que esse mais amplo reconhecimento do seu talento começou há duas décadas quando lançou o álbum “Cinema”, em que se fazia ladear por nomes de referência internacionais como Rosa Passos, Beth Gibbons dos Portishead, Ryuichi Sakamoto e também nacionais como Sónia Tavares dos Gift, além de uma elite de músicos da cena musical portuguesa.

Vinte anos depois, é, por isso mesmo, tempo de celebração. “Estas canções“, admite o compositor, “alcançaram um estado especial, desprenderam-se do tempo e ganharam vida própria e as pessoas ainda hoje as pedem em concertos”. “Aconteceu até”, refere ainda, “a Beth Gibbons ter usado o instrumental d’A Comédia de Deus’ num seu outro projeto”. Realmente, canções como Rosa, Lonely Carousel ou o tema que dá título ao álbum, para citar apenas alguns exemplos, são hoje tomadas pelas pessoas como clássicos exemplos da distinta arte de Rodrigo Leão, capaz de equilibrar várias emoções e ambientes no espaço de uma única melodia. “Nesta altura, eu já tinha 2 filhos, o António com 3 anos e a Rosa com 10 meses. Acabaram por ser uma grande inspiração para compor muitos destes temas”, admite Rodrigo Leão.As músicas foram surgindo no meio de muitas mudanças de fraldas, de sopas e biberões. Havia uma harmonia nova na minha vida que intuitivamente foi passando para o meu trabalho”.

Na celebração dos 20 anos de “Cinema”, que deverá conhecer uma nova edição, Rodrigo voltará aos palcos com as canções que o ajudaram a erguer esta belíssima história, num espetáculo pensado especialmente para assinalar esta importante data na sua já vasta carreira.

Partilha