Rock in Rio Lisboa… EDP Rock Street para dia 23

O Rock in Rio Lisboa arranca já este sábado, 23 de Junho. A Glam Magazine mais uma vez vai marcar presença com uma reportagem alargada que inclui muitas entrevistas em directo com alguns dos protagonistas, artistas, do Festival.
Um dos palcos da edição de 2018 é o EDP Rock Street, e o primeiro dia vai contar com a presença em força da música africana

Bonga

Nascido em 1942 em Angola, a voz de Bonga continua a ser um dos mais belos timbres de África e uma das principais referências da música angolana. Uma voz mágica que simboliza a expressão do exílio e que fala ao nosso coração com uma força inigualável. Durante a sua carreira foram inúmeros os artistas que com fez parcerias, nomes como Cesária Évora, Ana Moura, Marisa Monte, Vaya Con Dios, entre outros. Recebeu três vezes discos de ouro e platina e foi condecorado pela Embaixada Francesa com a mais alta distinção cultural. Bonga é autor, compositor e intérprete.

Tabanka Djaz

Um dos principais grupos da história da música da Guiné-Bissau e que muito contribui para a divulgação do género musical Gumbé, ritmo oriundo da região de Bissau. Ficou popular em Portugal na década de 90, sendo que o álbum “Sperança” lançado em 1996 consagra o grupo ao atingir quarenta mil examplares vendidos e os discos de Prata, Ouro e Platina da Associação Fonográfica Portuguesa. Em 1999, o projeto “Lusofonia” consolida o seu estatuto no país natal e em 2002 editam “Sintimento”, com a participação de Martinho da Vila. Voltam com uma edição independente em 2013, “Depois do Silêncio”, e contam atualmente com mais de 30 anos de carreira.

Kimi Djabaté

Músico e compositor, nasceu na Guiné-Bissau no seio de uma família de músicos profissionais e tem contacto desde muito cedo com os principais instrumentos da sua cultura. Veio para Portugal em 1994, desenvolve o seu trabalho com inúmeras participações internacionais, comemorando 30 anos de carreira. Reportório musical que fala sobre temas sociais, realidades políticas e o quotidiano do povo africano.

Partilha