Rock in Rio Lisboa anuncia programação do Palco Galp

O Palco Galp cresceu! Com a chegada ao Parque Tejo-Lisboa, o Rock in Rio Lisboa começa a colocar em prática uma estratégia que consiste em ter cada vez menos diferenças de peso de nomes e estruturas nos seus palcos.

Com espaço para uma plateia de 20 mil pessoas, com cerca de 50 metros de frente (mais 12,50m do que em 2022), o dobro da estrutura física e técnica instalada e 680m2 de cenografia, o Palco Galp apresenta todo um conjunto de melhorias que vai refletir-se na experiência do público, a quem será permitido viver uma experiência ainda mais rica em música e diversão.

No dia 15 de junho, a energia do rock vai emanar do Palco Galp com atuações dos icónicos Europe e do talento nacional dos Hybrid Theory e Pluto.

Indissociáveis do êxito global “The Final Countdown”, os Europe celebraram no ano passado o 40º aniversário do mítico álbum com o mesmo nome e que foi para a banda sueca a rampa de lançamento para sucesso mundial. Mesmo após quatro décadas, os Europe estão longe de desacelerar. Inclusivamente, em janeiro de 2023, anunciaram uma digressão de 18 datas pela Europa, culminando com dois concertos no London Palladium.

Os Hybrid Theory foram convocados para a festa de comemoração desta 10ª edição do festival por evocarem memórias muito emotivas no público português e para celebrar uma das bandas mais icónicas que passaram pelo Rock in Rio Lisboa, os Linkin Park. A maior banda de tributo aos Linkin Park, formada em Lagos, no Algarve, vai trazer ao Palco Galp os maiores hinos da banda do eterno vocalista Chester Bennington, falecido em 2017.

Vindos do Porto, chegam também dia 15 de junho ao Rock in Rio Lisboa, para atuar no Palco Galp, os Pluto. A banda de Manuel Cruz, Peixe, Eduardo e Ruca editou em 2004 o álbum de estreia, intitulado “Bom Dia“, apresentando ao mundo uma sonoridade distinta, e exemplo disso são canções como “Só Mais um Começo” e “Entre Nós”, que se destacaram como representações emblemáticas do seu trabalho inicial.

No dia 16 de junho, evocando um registo mais intimista, e com ambiente de festa garantido para o final da noite no Palco Galp, juntam-se agora aos já confirmados Lukas Graham e Jake Bugg, as novidades Carolina de Deus e o DJ Diego Miranda.

Natural de Lisboa, a cantora e compositora Carolina de Deus deu o salto em 2022 com lançamento do single “Talvez…”, com letra e música da sua autoria. O sucesso do tema que marcou a estreia de Carolina levou a que fosse a artista portuguesa mais pesquisada na aplicação Shazam, em Portugal, nesse mesmo ano. Foi ainda nomeada para um Globo de Ouro na categoria de “Revelação do Ano”. O álbum de estreia, “Dores de Crescimento” chegou em 2023 e é lá que se encontra, não só o êxito “Talvez…”, mas também o single que dá título ao álbum, que conta com a colaboração de António Zambujo, e ainda “Seria Estúpido Ligar-te” e “Querido Futuro Namorado”, já sucessos nas rádios nacionais.

Para acabar em festa, o Palco Galp termina a noite de 16 de junho com o DJ nacional Diego Miranda. Assumindo a evolução e mutação da música e da dança como parte integrante da mesma, Diego Miranda apresenta sempre sets diferentes, que podem flutuar de hits vocais a batidas mais fortes, através de uma base rítmica sólida e de influências eletrónicas. O DJ tem surpreendido e criado o seu próprio caminho como produtor, mas é na pista de dança que podemos sentir a sua exclusividade e estilo único. As suas atuações são caracterizadas por um kick inconfundível e profundo, que transforma o público em fãs incondicionais, um pouco por todo o mundo.

No dia 22 de junho, juntam-se aos já confirmados James, atuações de Filipe Karlsson e ainda o melhor da música eletrónica nacional com KURA.

Filipe Karlsson é um multi-instrumentista luso-sueco, que conjuga doces melodias de teclado com os riffs de guitarra rock. Estreou-se a solo em 2020 com os EPs “Teorias de Bem Estar” e “Modéstia à Parte”, dos quais saíram êxitos como “Bem Estar”, “Razão” e “A Paragem”, reveladores de um pop despretensioso, inspirador e carregado de groove. No início deste ano lançou “Compromisso”, um novo tema produzido em parceria com Velhote do Carmo, que dá mais um vislumbre do álbum que Filipe se prepara para editar.

KURA é um dos DJs e produtores mundiais mais reconhecidos no atual panorama da música eletrónica. Ao longo do seu percurso, já pisou os palcos de alguns dos maiores festivais nacionais e internacionais, e fez mais de dez tours pela Ásia, tendo atuado também em países como os Estados Unidos, Brasil, Japão, entre muitos outros. Com o seu talento, dedicação e empenho, bem como o carisma e dom para a arte da mistura que lhe são conhecidos, KURA adora música, independentemente de ser alternativa ou comercial, desde que seja boa, energética e cheia de ritmo.

No dia 23 de junho, a festa é dos mais jovens, que podem deixar os pais em casa! Vão subir ao Palco Galp com toda a energia dos ritmos quentes africanos e brasileiros Anselmo Ralph, Soraia Ramos, Luísa Sonza e Pedro Sampaio.

Anselmo Ralph é considerado um dos principais artistas africanos da sua geração, e o seu sucesso profissional ultrapassa as fronteiras da música e da televisão. Lançou recentemente os aguardados singles “Sola“, em colaboração com o peso-pesado do hip hop americano Rick Ross e a estrela espanhola em ascensão Soge Culebra, e “Mil y Una Noches”, em colaboração com Carlos Baute, um dos artistas de latin pop mais populares da atualidade. O seu extraordinário talento e estilo musical único já lhe valeram inúmeros prémios, e tem dominado as tabelas de Portugal com numerosos êxitos #1 e multi-platina como “Não Me Toca”, “Única Mulher”, “Curtição” e Tratar Bem”, estabelecendo-se como um dos maiores artistas do país.

Também embaixadora de sonoridades africanas, Soraia Ramos, cantora e compositora com descendência cabo-verdiana é conhecida pela sua capacidade meritória de contar histórias emocionais por via das letras que compõe. A sua sonoridade incorpora elementos do tradicional morna cabo-verdiano, kizomba e R&B contemporâneo.

Já confirmados, e vindos do Brasil, estavam já Luísa Sonza e Pedro Sampaio.

Partilha