Riopy com passagem por Portugal em Fevereiro de 2023

Riopy é, definitivamente, um caso de estudo. O pianista e compositor franco-britânico desde tenra idade que começou a tocar piano, mas foi completamente autodidata enquanto compositor, só tendo começado estudos formais bem mais tarde.

A sua música cruza o rigor do minimalismo, a leveza da pop, a inventividade do jazz e o drama próprio das composições para cinema, num singular híbrido que lhe tem valido um distinto crescimento orgânico.

Riopy assinou com a Warner Classics e estreou-se em 2018 com um álbum homónimo a que se seguiu, em 2019, o lançamento de “Tree of Light”. E o que é absolutamente extraordinário é que, de forma natural e orgânica, esse disco foi ganhando força ao longo de 71 semanas até se instalar, já em janeiro deste ano, no topo das tabelas de new age e música clássica da Billboard, reflexo de um público crescente e devoto que já o leva a somar mais de 400 milhões de streams nas plataformas digitais. A sua música é particularmente apreciada como acompanhamento para meditação sendo um êxito tremendo na aplicação Calm.

Bliss”, o álbum que lançou em 2021, e que agora merecerá atenção numa digressão global que o levará dos Estados Unidos à China, passando por Portugal, pelo Museu do Oriente, dia 18 de fevereiro de 2023.

Riopy tem trabalhado muito para cinema e televisão e a sua evocativa música já se fez ouvir em trailers de êxitos como “Danish Girl” ou “Shape of Water” bem como em algumas das mais bem-sucedidas campanhas publicitárias de grandes marcas.

Partilha