Retimbrar regressam com novo disco e “Coisas da minha terra” é o primeiro avanço

Coisas da Minha Terra” é o primeiro avanço do novo álbum dos Retimbrar. Uma canção que celebra o encontro com o Grupo Folclórico Tradições do Baixo Douro e os centenários Mareantes do Rio Douro, a quem se deve o ritmo que deu chão à canção, e que conta com as palavras do poeta gaiense José Guimarães.

O videoclip chega-nos pela lente de Augusto Lado “½ Pirata Mau” e aponta-nos os sentidos para uma natureza transformada, entre ganhos e perdas, num ambiente quase incolor feito de matéria e memória.

A capa do single é da autoria de Manel Cruz e Koiá Studio, equipa que também assina o grafismo do novo álbum.

Com edição marcada para final de Maio, o segundo disco dos Retimbrar, “Levantar do Chão”, conta com a participação de mais de 80 pessoas e reúne temas aprendidos e/ou criados ao longo de uma década, num percurso de colaborações com músicos ligados às tradições musicais portuguesas, grupos de Zés Pereiras e Ranchos Folclóricos.

 

A edição de “Levantar do Chão” tem o apoio da Fundação GDA, da SPA e do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (pólo da Universidade de Aveiro) – que acompanhou o processo de construção do disco com vista à realização de um documentário sobre o mesmo.

Depois de se apresentarem na EXPO Dubai, no Dia de Portugal, os Retimbrar têm já confirmadas duas actuações no Festival Jazz Sous Les Pommiers, em França, dia 22 Maio.

 

Partilha