Cada vez mais o espumante é uma bebida de eleição. Numa receção a convidados, a acompanhar um jantar ou na parceria de sobremesas, mostra que é a mais versátil de todas as bebidas, reconhecida pela sua perfeita integração em todos os momentos do dia. E vai somando adeptos, tendo já uma verdadeira legião de apaixonados. Portugal assume-se como um dos países de referência na produção de espumantes, com uma história vasta e uma experiência ligada, até há pouco, sobretudo às regiões de Távora-Varosa e Bairrada e, mais recentemente, um pouco por todo o país.
É a altura certa para surgir um grande evento que celebre o espumante como bebida de referência e tribute a sua qualidade, certificando-a através de um concurso sério e rigoroso. Assim nasceu o projeto BRUT EXPERIENCE, que irá incluir o primeiro Concurso Internacional de Espumantes que se realiza no dia 30 de maio, em Lisboa, e um evento aberto ao público e a profissionais dedicado exclusivamente a esta bebida, a realizar no dia 16 de junho onde, para além da prova de espumantes de diversas origens nacionais e internacionais, da harmonização com iguarias e workshops, serão entregues os prémios BRUT EXPERIENCE 2018.
Esta será mais uma organização com a marca ENÓPHILO de Luís Gradíssimo, organizador dos eventos Enóphilo Wine Fest Lisboa, Coimbra e Porto, com o apoio de José Miguel Dentinho, reconhecido jornalista, provador de vinhos em vários concursos nacionais e internacionais. Estes dois eventos prometem afirmar a qualidade dos espumantes a nível internacional. Os organizadores garantem: “O Concurso Internacional de Espumantes BRUT EXPERIENCE 2018 pretende avaliar a qualidade de espumantes brutos e brutos naturais do mundo, distinguir e dar a conhecer, aos consumidores, os melhores espumantes nacionais e internacionais, estimular a produção de espumantes de qualidade e contribuir para a expansão da cultura do espumante.”
O Concurso Internacional BRUT EXPERIENCE 2018, que se realiza no dia 30 de maio, no Holliday Inn Lisboa-Continental, em Lisboa, vai classificar os espumantes em prova cega, por categorias. É aberto a espumantes brutos e brutos naturais, produzidos pelo método tradicional ou ancestral, engarrafados em todas regiões do mundo. Premiará os vinhos distribuídos pelas seguintes categorias: Jovem; Reserva; Super Reserva e Grande Reserva. O painel de prova será constituído por jornalistas e críticos da especialidade, escanções, enólogos, chefes de cozinha, proprietários de garrafeiras e lojas de especialidade, sendo que cada mesa de prova será constituída, pelo menos, por um presidente (com experiência reconhecida) e quatro jurados. A pontuação final resultará da média aritmética das classificações dos provadores, com exclusão dos extremos (notas mais baixa e mais alta) e serão atribuídas Medalha de Prata, Medalha de Ouro e Prémio Prestígio.