Portugal marcou presença pela primeira vez na Mega Record & CD Fair

A edição 56 da Mega Record & CD Fair aconteceu este fim de semana, 22 e 23 de Abril na pequena cidade holandesa de ’s-Hertogenbosch.

Considerada uma das maiores feiras do mundo dedicada a discos e cd’s, a Mega Records & CD Fair teve na sua génese alma Portuguesa. Elisabeth Matos, luso descendente, e o holandês Stephan, são os ideólogos deste encontro bi-anual de vendedores e compradores aficionados de música.

A aventura começou à 30 anos numa pequena feira realizada no zoo de Amesterdão, mas rapidamente começou a ganhar as proporções atuais.
Realizada duas vezes por ano, uma em abril e outra em novembro, este encontro é muito mais que uma feira. Ao longo dos 18.000 m2 ocupados por mais de 550 vendedores de todo o mundo, a feira ou encontro, alberga ainda um espaço dedicado à apresentação de musica ao vivo de alguns nomes emergentes da música holandesa.
Nesta edição 56, e nesse espaço contiguo à feira, o hip hop era celebrado no seu 50 aniversário através de uma exposição de fotografias da raízes do rap No Bronx, Nova Iorque.

 

Paises como Alemanha, França, Espanha, Polonia, Suecia, Dinamarca entre outros são uma presença sempre habitual na feira como Elisabeth nos teve a oportunidade de referir, destacando nesta edição a presença de vendedores da Coreia do Sul, Chile e México e claro da Holanda.
Mas a novidade desta edição da primavera foi contar pela primeira vez com a presença nacional através da Tubitek, a face comercial de uma das maiores empresas nacionais na comercialização de música.

Segundo nos garantiram, foi uma aposta ganha e a vontade de voltar é grande que já asseguraram a presença para na edição de novembro. As novidades da Record Store Day bem como algumas edições nacionais e internacionais em vinil, destacavam-se da “banca” da Tubitek.

A Mega Record & CD Fair regressa em Novembro a ’s-Hertogenbosch, cidade a cerca de 50 km de Amesterdão, sempre com a mesma paixão, dedicação e sobretudo a simpatia da Elisabeth e do Stephan que podemos comprovar na visita guiada pelos 2 pavilhões que nos proporcionou neste domingo, 23 de abril.

 

Fica o convite e o desafio a todos que gostam de música, para que em novembro visitem a simpática cidade de ’s-Hertogenbosch e claro, comprovar inloco a simpatia a diversidade musical disponível para todas as bolsas na Mega Record & CD Fair

A Glam Magazine agradece desde já a colaboração e o apoio da Elisabeth e do Stephan na realização desta reportagem.

Reportagem / Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha