Portugal Fashion está de volta com a sua 47.ª edição…

É um Portugal Fashion adaptado às exigências da crise pandémica aquele que se inicia às 12h00 de quinta-feira, 15 de outubro, e se estende até sábado, dia 17. Horário maioritariamente diurno, limitação de público, desfiles ao ar livre, transmissões multimédia e plano de contingência são as principais medidas para evitar a propagação do novo coronavírus durante a 47.ª edição do evento.

 

Apesar de atípico, o 47.º Portugal Fashion promete exibir toda a vitalidade da moda portuguesa numa edição marcada pela estreia da dupla Ernest W. Baker e pela participação dos consagrados Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, David Catalán, Hugo Costa, Júlio Torcato, Luís Onofre, Maria Gambina, Marques’Almeida, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Sophia Kah, entre outros.

Estão programados 24 desfiles e performances, nos quais vão ser reveladas as coleções primavera-verão 2021 de criadores, marcas (vestuário e calçado/acessórios) e jovens designers (plataforma Bloom destinada a novos talentos).

Numa edição em que se assinalam os 25 anos do Portugal Fashion, o centro nevrálgico do evento volta a ser a Alfândega do Porto. Mas o calendário prevê ainda desfiles off location, como acontece na abertura desta 47.ª edição, em que o pátio exterior do Neya Porto Hotel – e o claustro ajardinado do antigo convento de Monchique – serve de cenário à apresentação da última coleção da marca Sophia Kah (dia 15, às 12h00). A mesma unidade hoteleira vai acolher o happening de Susana Bettencourt (dia 16, às 12h00), que decorrerá ao longo do dia em formato editorial e com transmissão vídeo, e a apresentação da campanha “Together We Stand” (dia 16, às 12h30), com a qual a AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal pretende afirmar a joalharia portuguesa no mundo.

 

Miguel Vieira (dia 16, às 20h30) vai revelar as suas novas propostas para a estação quente no Vogue Café, no Porto, complementando com uma performance a apresentação do vídeo gravado em Milão, para inclusão no calendário oficial da semana de moda italiana. Na ocasião será lançado um cocktail alusivo aos 25 anos do Portugal Fashion com assinatura do próprio criador. Também a dupla sensação da moda internacional, Marques’Almeida (dia 17, às 11h00), vai dar a conhecer a sua nova coleção off location, num espaço que promete surpreender. Os restantes desfiles vão ocorrer nas espaçosas salas da Alfândega do Porto, mas também no exterior do edifício (cais, parque de estacionamento e lounge).

 

Para melhor proteger a saúde pública e garantir a segurança sanitária no evento, o acesso ao 47.º Portugal Fashion vai estar restringido a um público profissional (empresários, retalhistas, distribuidores, parceiros industriais e sectoriais, e jornalistas) e nunca excederá as 200 pessoas por desfile. No caso dos desfiles off location, as limitações de público serão ainda maiores, em função do menor espaço disponível. As restrições no acesso aos desfiles são uma das premissas do plano de contingência do evento, desenhado pelo especialista de saúde pública Ricardo Mexia.

 

A redução do público presencial é compensada por uma aposta reforçada na transmissão online das 25 horas do evento, bem como pelo recurso a apresentações multimédia. A apresentação das coleções de Katty Xiomara, Inês Torcato e do Concurso Bloom vão ser complementados com projeções vídeo. E está também prevista a projeção de vídeos com as recentes participações de Alexandra Moura, David Catalán e Miguel Vieira na Milano Moda Donna e da Ernest W. Baker na Semana da Moda de Paris.

 

Estão igualmente programadas apresentações menos convencionais, que fogem ao formato passerelle e assumem um carácter performativo. A coleção de Júlio Torcato será apresentada através de uma performance, assim como as propostas de calçado e acessórios, que nesta edição se repartem por dois momentos. O vídeo de Alexandra Moura será apresentado através de uma instalação que será exibida continuamente na entrada da Alfândega, durante os três dias do evento.

 

photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

 

Partilha