Nos 50 anos do 25 de Abril, a Peripécia Teatro sobe ao palco com A Peça (Em 4 Turnos), recordando uma história sobre “opressores e oprimidos”, com “operários-artistas” enquanto personagens principais.
O espetáculo será apresentado inicialmente em Matosinhos, com duas récitas no Cineteatro Constantino Nery, a 4 e 5 de abril, partindo depois para o Centro Cultural e Recreativo de Benagouro (Vila Real), onde pode ser visto às 21h00 de 24 de abril.
Arantxa, Lurdinhas, Quim e Fonseca são os operários do Vale de Saramagos, um local imaginário, que vão guiar o público por uma narrativa marcada pela produção fabril e pelo catolicismo dos anos 70. A produção, que se estreou em 2022, surge do documentário com base na história da Associação Teatro Construção, composta por um grupo de operários do Vale do Ave nos anos 70, sendo um convite a refletir acerca da liberdade e homenageando o esforço e coragem dos “operários-artistas” e de todos os artistas amadores.
A exibição do documentário Operário Amador, realizado por Ramón De Los Santos, está prevista para o último trimestre do ano, no Cinema City Alvalade, em Lisboa.