Paulo Praça lança o single “A Mesma Canção” do novo álbum com edição em Novembro

Paulo Praça regressa este Outono com o single “A Mesma Canção”, depois do lançamento no início do ano da primeira amostra do novo álbum, o single “Sabes Mãe”. O single e o vídeo têm data prevista de lançamento a 25 de Outubro.

O músico de Vila do Conde prepara-se para lançar o novo álbum em Novembro.

 

O vídeo do single “A Mesma Canção” teve a sua antestreia no 27º Festival Internacional de Curtas metragens de Vila do Conde na secção de Competição de Vídeos musicais numa seleção nacional e internacional de mais de 500 vídeos.

O vídeo foi realizado por Paulo Pinto e promete surpreender: ao longo do vídeo são apresentadas várias imagens de arquivo, sobretudo amadoras carregadas nas redes sociais, de momentos traumáticos “num mundo sem sentido e sem nós”, como alerta a música da canção. Estão lá imagens de atentados xenófobos, de religiosos radicalizados ou de supremacistas brancos, mas também lá estão imagens das chaimites que derrotaram o fascismo no dia 25 de Abril de 1974 e das pessoas na rua a festejarem a liberdade. Um vídeo que mostra que a cantiga ainda pode ser uma arma.

.

 

Paulo Praça, conhecido pelas suas colaborações com artistas como os The Gift, Pedro Abrunhosa, entre outros, é também um cantautor de excelência, responsável por canções poéticas que falam sobre a vida, que também é a nossa. No novo álbum o músico aliou-se a alguns nomes sonantes da literatura, da música e do jornalismo português, como Valter Hugo Mãe, Nuno Miguel Guedes, Pierre Aderne, entre outros.

 

Sobre o tema “A Mesma Canção”, o seu autor Nuno Miguel Guedes refere:

“Posso começar assim: a vida, na sua maravilhosa sinuosidade, oferece momentos extraordinários, imprevisíveis e benignos que fazem tudo para que voltemos a ser optimistas. Foi o que me aconteceu – e aqui o pronome pessoal tem de ser assumido – com a possibilidade de oferecer palavras para uma melodia do Paulo Praça. Uma música de falsa simplicidade, que apela de imediato à partilha da voz, do refrão. Que apela, diria, ao melhor que há em nós. Tentei fazer-lhe justiça, e a letra de A Mesma Canção reflecte o estado de espírito que a melodia oferece. É isto a que estou grato. É esta a canção. Oiça-se agora, de forma inteira e sem medos.”

Partilha