Os Percursos Sonoros estão de regresso a Oliveira de Azemeis

A 7ª edição do festival Percursos Sonoros está prestes a começar e o Palacete da Família Brandão, um tesouro histórico de 1898, é o cenário mágico deste evento. As portas do jardim, que estiveram fechadas por tanto tempo, abrir-se-ão para dar as boas-vindas a todos aqueles que desejam reviver memórias de infância ao som de artistas nacionais que vão fazer o público abanar a cabeça e a anca com Vaarwell, El Señor, Fugly e Gin Party Soundsystem.

Dia 30 de setembro, das 17h00 às 00:30, todos os Percursos vão dar a Oliveira de Azeméis para uma noite de música e nostalgia, no coração da cidade.

 

Apesar do edifício parecer ter saído de um conto de fadas, a sua história está envolta numa narrativa sombria. Ao regressar do Brasil, com uma fortuna de fazer inveja a qualquer um, Manuel Brandão quis construir uma casa ímpar em Oliveira de Azeméis. No entanto, os elevados custos da construção e toda a pressão inerente a esta empreitada conduziram a um final infeliz para este homem, que pôs fim aos seus sonhos com um tiro na cabeça. Apesar do que se fazia prever, esta parte da história teve um final feliz: a viúva do senhor Brandão, resiliente, canalizou toda a sua dor para dar continuidade ao sonho do marido e a obra nasceu. Após largas dezenas de anos felizes, em 1983, o Palacete foi entregue à Misericórdia oliveirense, que proporcionou mais 26 animados anos, transformando-a em creche e jardim de infância, onde foram acolhidas centenas de crianças. Quase 3 dezenas de anos depois, devido ao estado de degradação, a Segurança Social fechou as portas do edifício, deixando o coração dos oliveirenses apertado quanto ao seu futuro.

 

Segundo a organização do festival, “O Percursos Sonoros é um projeto que valoriza o nosso património local, e é com grande significado que escolhemos novamente o Palacete da Família Brandão como palco para a sua realização. Em 2021, São Pedro negou-nos a festa, mas este ano estamos prontos para reviver as muitas histórias deste espaço.”

 

Nesta edição, o cartaz apresenta uma novidade: a “Hora do Conto”, dedicada aos mais novos, agendada para as 17h00, no mesmo local. O seu propósito é trazer novamente alegria e risos de crianças a este magnífico edifício, que durante tantos anos era ocupado diariamente por elas e ganhou vida com suas brincadeiras.

Partilha