Os DEVO assinalam meio século de de-evolução

Os DEVO assinalam meio século de de-evolução e recomeçam a sua digressão mundial no outono. A Rhino presta homenagem a esta influente banda com uma nova edição retrospetiva da sua carreira que engloba todos os grandes êxitos dos DEVO e uma seleção de raridades em “50 Years of De-Evolution (1973-2023)”

 

Mark Mothersbaugh refere sobre esta edição ” this box set represents a great cross section of early experiments and later creations.  I was looking to create a new sound, a concept in art and music that represented a new way of thinking about life on planet earth.   With Devo, I think we did just that. Farewell to the first 50, Let’s get the next 50 started!”

 

A celebração dos 50 anos da banda não se fica pelas edições discográficas e os DEVO fizeram uma parceria com a marca Brain Dead, que organizará um evento especial DEVO e lançará uma linha de merchandising.

Os DEVO foram formados em 1973 pelos irmãos Bob e Gerald Casale, Bob e Mark Mothersbaugh e, ainda, Alan Myers. A banda tirou o seu nome do conceito de “de-evolução” – a ideia de que a sociedade, em vez de progredir, está a regredir. Foi a resposta ao massacre na Kent State University, em 1970, ao qual alguns membros da banda assistiram por serem alunos da universidade.

Os DEVO começaram a atuar na zona de Akron, no Ohio, e foram apoiados por David Bowie e Iggy Pop, que ajudaram a banda a assinar um contrato com a Warner Bros. Records. Pouco depois, a banda começou a trabalhar com o lendário produtor Brian Eno no seu álbum de estreia, em 1978, “Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!” O álbum foi um sucesso no mundo do underground, mas a imprensa musical convencional ignorou a perspicaz sátira cultural dos DEVO.

Um ano depois, a banda regressou com “Duty Now for the Future”, e em 1980 foi reconhecida pelos meios mais convencionais e mainstream com o seu terceiro álbum, “Freedom of Choice”, que inclui o single de grande sucesso “Whip It.” O vídeo da canção tornou-se uma presença constante na MTV e contribuiu para a crescente popularidade dos DEVO nos anos 80. Nesta década, a banda lançou ainda “Beautiful World” e “That’s Good”, e uma série de álbuns de estúdio: New Traditionalist (1981), Oh No! It’s Devo (1982), Shout! (1984) e Total Devo (1988).

 

Partilha