Orfélia busca o calor dos encontros com “Baba Marta”

Durante a quarentena Anaïs Thinon e Filipe Mattos, o duo por trás dos Orfélia, tiveram o desejo de compor um novo tema que desafiasse o sentimento de isolamento provocado pela pandemia. O resultado dessa aspiração é o novo single e videoclipe, “Baba Marta”.

 

Para tanto, a dupla quis que a obra fosse desde o princípio uma criação colaborativa, a reunir artistas de diferentes áreas para ultrapassar as barreiras físicas e emocionais impostas, e alimentar o poder da arte colectiva contra esse sentimento de isolamento.

 

Assim, Anaïs e Filipe convidaram a poeta norte-americana Demi Anter, radicada em Berlim, a contribuir com a letra. “Baba Marta” é a reunião de dois poemas da artista, Snowfall in a Pandemic e Mourning, Day 28. Como a poeta escreve em inglês, esta é a primeira composição dos Orfélia nessa língua.

 

Com a composição pronta, a dupla convidou o músico Tiago Saga, dos Time for T, para dividir as vozes com Anaïs. Os músicos passaram a ter contacto após ambos projectos terem ganhado o concurso Inéditos Vodafone. “Já conhecíamos o som do Tiago e depois do Inéditos brotou uma admiração mútua. Pareceu-nos então natural que ele participasse“, comenta Filipe.

Já a cineasta Tatiana Saavedra, que assina a realização do videoclipe, foi convidada na última hora. “O plano inicial era realizarmos o vídeo por conta própria. Mas logo que começamos a produção, conheci a Tatiana. O trabalho dela parecia dialogar tão bem com a atmosfera da canção, e como já estávamos a instigar o espírito colaborativo, percebemos que ela deveria fazer parte“, explica Anaïs.

Partilha