O Portugal Fashion está de regresso à cidade do Porto

Contra todas as probabilidades, o Portugal Fashion está de regresso para mais uma edição a mostrar o melhor do talento nacional da moda. De 10 a 14 de outubro de 2023, o Museu do Carro Eléctrico do Porto abre as portas a um ecossistema de moda, arte e cultura

Na antiga central termoelétrica de Massarelos vão ser reveladas as coleções primavera-verão 2024 de designers de moda emergentes (Espaço Bloom), marcas de calçado e vestuário e criadores consagrados como Alexandra Moura, David Catalán, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Luís Onofre, Miguel Vieira, Pedro Pedro ou Susana Bettencourt, entre outros.

O calendário do 53º Portugal Fashion inclui 32 desfiles (dez deles internacionais), duas apresentações de moda, oito eventos, um showroom profissional, um roteiro industrial e ainda exposições e live performances.

Destaque para Judy Sanderson, uma estilista sul-africana radicada no Porto que, após a estreia no evento integrada no programa CANEX, em 2022, vai agora apresentar a sua coleção em desfile próprio. De assinalar também a inovadora participação da marca Ernest W. Baker, que organiza um happening noturno no bar Passos Manuel, na noite de quinta-feira, dia 12.

Hugo Costa e Huarte, pelo contrário, esperam apresentar as suas coleções à luz do dia e ao ar livre, em desfiles off location na rua do Ouro, junto ao rio Douro.

É um programa muito interessante e diversificado, que prestigia o Portugal Fashion, a moda portuguesa e a cidade do Porto. Apesar do conhecido impasse no financiamento, o evento volta a demonstrar resiliência na promoção dos vários sectores da fileira moda, desde o design criativo à produção industrial”, salienta a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto. A mesma responsável acrescenta que, “no atual contexto de estagnação económica internacional e retração da procura interna e externa, torna-se ainda mais importante continuar a promover os nossos criadores e a nossa indústria com a brand awareness do Portugal Fashion.” “Com o apoio dos nossos parceiros setoriais, dos nossos sponsors e sobretudo do Município do Porto, foi possível pôr de pé mais esta edição. Uma edição que, para além de dignificar a história do Portugal Fashion, aponta caminhos para o futuro e abre novas perspetivas para o evento enquanto ecossistema onde se cruzam diferentes setores económicos, diferentes protagonistas da fileira, diferentes manifestações estéticas, diferentes conceitos de moda”, conclui Mónica Neto.

 

📸 Paulo Homem de Melo

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